DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Circuitos Elétricos B Código: 30-382 Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h) Créditos: 04 Pré-Requisitos: 30-378
EMENTA Análise de regime permanente senoidal. Circuitos de corrente alternada. Cálculos de potência em regime permanente senoidal. Circuitos trifásicos e cálculos de potência trifásica.
OBJETIVOS A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para analisar circuitos de corrente alternada, ressonantes, trifásicos equilibrados e desequilibrados e magneticamente acoplados, aplicando teoremas e métodos de análise em circuitos de corrente alternada para interpretar o comportamento de corrente, tensão e potência complexa, a fim de capacitar o egresso para resolver problemas de aplicação na área da engenharia. Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos: - Compreender e aplicar teoremas e métodos para análise de circuitos em corrente alternada, bem como, compreender conexões trifásicas, realizar cálculos de potência, e aplicar correção do fator de potência. - Interpretar problemas teóricos e aplicados com o auxílio de ferramentas computacionais para validação dos conteúdos abordados, visando a solução de problemas reais, prático-aplicados, experimentais e teóricos com as devidas análises e discussão dos dados.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – ANÁLISE DE REGIME PERMANENTE SENOIDAL Esta unidade visa trabalhar com fontes senoidais e seus efeitos sobre o comportamento do circuito, fasores, valores RMS, forma polar e retangular.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
UNIDADE DE ENSINO 02 – ANÁLISE DE CIRCUITOS EM CORRENTE ALTERNADA Esta unidade visa estudar fontes dependentes, transformação Δ-Y, empregar teoremas e métodos de análise de circuitos em corrente alternada, sendo eles: Método de análise das malhas e Métodos dos nós; Teorema da Superposição; Teoremas de Thévenin e Norton; Método da Máxima Transferência de potência.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – CÁLCULOS DE POTÊNCIA EM REGIME PERMANENTE SENOIDAL Esta unidade visa trabalhar com conceitos de potência em circuitos de corrente alternada: potência instantânea, ativa, reativa, complexa e fator de potência.
Atividade Prática: Realização de atividades práticas em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – CÁLCULOS DE POTÊNCIA EM REGIME PERMANENTE SENOIDAL Esta unidade visa trabalhar com conceitos de potência em circuitos de corrente alternada: potência instantânea, ativa, reativa, complexa e fator de potência.
Atividade Prática: Realização de atividades práticas em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – CIRCUITOS TRIFÁSICOS Esta unidade visa trabalhar com a análise de circuitos trifásicos equilibrados e desiquilibrados, realizar cálculos de potência média, reativa e complexa para circuitos trifásicos.
Atividade Prática: Realização de atividades prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas será direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 20h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de circuitos elétricos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. IRWIN, J. D.; NELMS, R. M. Análise básica de circuitos para engenharia. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. JOHNSON, J. R. Fundamentos de análise de circuitos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALBUQUERQUE, R. O. Análise de circuitos em corrente alternada. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014. BURIAN JR., Y.; LYRA, A. C. C.Circuitos Elétricos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2011. MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada: teoria e exercícios. 9. ed. rev. São Paulo: Érica, 2013. NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos Elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.
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