DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Sistemas Digitais II Código: 30-381 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) Créditos: 02 Pré-Requisitos: 30-377
EMENTA Osciladores e circuitos atraso. Flip-flops. Registradores de deslocamento. Divisão de frequência e estados. Contadores e máquina de estados. Memórias.
OBJETIVOS A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender os conceitos de concepção e projeto de circuitos lógicos sequenciais, a fim de capacitar o egresso para resolver problemas de aplicação na área de eletrônica digital. Desta forma, promovendo senso criativo para o desenvolvimento de soluções de inovadoras. Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos: - Aplicar lógica sequencial para projetar sistemas digitais visando o desenvolvimento de produtos eletrônicos; - Compreender a diferença entre sistemas síncronos e assíncronos, bem como o funcionamento de flip-flops; - Formular e conceber técnicas adequadas para soluções complexas de Engenharia; - Interpretar problemas teóricos e aplicados com o auxílio de ferramentas computacionais para validação dos conteúdos abordados, visando a solução de problemas reais, prático-aplicados, experimentais e teóricos; - Implementar atividades acadêmicas por meio de projetos disciplinares, fortalecendo o desenvolvimento de protótipos e trabalho em equipe.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – FLIP-FLOPS Esta unidade visa estudar aplicações, funcionalidades e sincronização de flip-flops RS, JK, T e D, osciladores e circuitos de atraso, sinais de clock e flip-flops com clock, entradas de controle síncronas e assíncronas, armazenamento, transferência de dados.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – CONTADORES Esta unidade visa estudar, analisar e projetar contadores síncronos e assíncronos, crescentes e decrescentes, interpretar diagrama de transição de estados, máquina de estados.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software e prática em laboratório.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – REGISTRADORES DE DESLOCAMENTO
Esta unidade visa estudar o armazenamento e transferência serial e paralela de dados entre registradores de deslocamento.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.
UNIDADE DE ENSINO 04 – MEMÓRIAS Esta unidade visa estudar arquiteturas, terminologias e classificação de memórias ROM e RAM.
Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software e prática em laboratório.
TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas será direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de eletrônica digital. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BIGNELL, J.; DONOVAN, R. Eletrônica digital. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. KARIM, M. A.; CHEN, X. Projeto digital: conceitos e princípios básicos. Rio de Janeiro: LTC, 2009. LOURENÇO, A. C. de et al. Circuitos digitais. 9. ed. São Paulo: Érica, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COSTA, C. Elementos de Lógica Programável com VHDL e DSP: teoria e prática. São Paulo, Érica, 2014. IDOETA, I. V. Elementos de Eletrônica Digital. 41. ed. São Paulo: Érica, 2012. GARCIA, P. A.; MARTINI, J. S. C. Eletrônica digital: teoria e laboratório. 2. ed. São Paulo: Érica, 2013. TOCCI, R. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2014. TOKHEIM, R. L. Princípios digitais. São Paulo: McGraw-Hill, 1996.
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