Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Sistemas Digitais II

Código: 30-381

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-377

 

EMENTA

Osciladores e circuitos atraso. Flip-flops. Registradores de deslocamento. Divisão de frequência e estados. Contadores e máquina de estados.  Memórias.

 

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender os conceitos de concepção e projeto de circuitos lógicos sequenciais, a fim de capacitar o egresso para resolver problemas de aplicação na área de eletrônica digital. Desta forma, promovendo senso criativo para o desenvolvimento de soluções de inovadoras.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Aplicar lógica sequencial para projetar sistemas digitais visando o desenvolvimento de produtos eletrônicos;

- Compreender a diferença entre sistemas síncronos e assíncronos, bem como o funcionamento de flip-flops;

- Formular e conceber técnicas adequadas para soluções complexas de Engenharia;

- Interpretar problemas teóricos e aplicados com o auxílio de ferramentas computacionais para validação dos conteúdos abordados, visando a solução de problemas reais, prático-aplicados, experimentais e teóricos;

- Implementar atividades acadêmicas por meio de projetos disciplinares, fortalecendo o desenvolvimento de protótipos e trabalho em equipe.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – FLIP-FLOPS

Esta unidade visa estudar aplicações, funcionalidades e sincronização de flip-flops RS, JK, T e D, osciladores e circuitos de atraso, sinais de clock e flip-flops com clock, entradas de controle síncronas e assíncronas, armazenamento, transferência de dados.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CONTADORES 

Esta unidade visa estudar, analisar e projetar contadores síncronos e assíncronos, crescentes e decrescentes,  interpretar diagrama de transição de estados, máquina de estados.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software e prática em laboratório.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – REGISTRADORES DE DESLOCAMENTO

 

Esta unidade visa estudar o armazenamento e transferência serial e paralela de dados entre registradores de deslocamento.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – MEMÓRIAS

Esta unidade visa estudar arquiteturas, terminologias e classificação de memórias ROM e RAM.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software e prática em laboratório.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas será direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 10h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de eletrônica digital. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). 

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BIGNELL, J.; DONOVAN, R. Eletrônica digital. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

KARIM, M. A.; CHEN, X. Projeto digital: conceitos e princípios básicos. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

LOURENÇO, A. C. de et al. Circuitos digitais. 9. ed. São Paulo: Érica, 2013

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COSTA, C. Elementos de Lógica Programável com VHDL e DSP: teoria e prática. São Paulo, Érica, 2014.

IDOETA, I. V. Elementos de Eletrônica Digital. 41. ed. São Paulo: Érica, 2012.

GARCIA, P. A.; MARTINI, J. S. C. Eletrônica digital: teoria e laboratório. 2. ed. São Paulo: Érica, 2013.

TOCCI, R. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2014.

TOKHEIM, R. L. Princípios digitais. São Paulo: McGraw-Hill, 1996.