Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Circuitos Elétricos A

Código: 30-378

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 10-152

 

EMENTA

Introdução à análise de circuitos. Método de análise de circuitos. Teoremas para análise de circuitos. Indutância e capacitância.

 OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para compreender e analisar circuitos elétricos em corrente contínua, aplicando teoremas e métodos de análise de circuitos para interpretar o comportamento de todos os elementos em relação às grandezas tensão, corrente e potência.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Entender os fundamentos, conceitos e fenômenos físicos que explicam o funcionamento de componentes elétricos;

- Compreender e aplicar teoremas e métodos para análise de circuitos em corrente contínua, bem como introduzir o estudo de indutores e capacitores aplicados em soluções de engenharia;

- Resolver questões de engenharia a partir de problemas teóricos e aplicados a partir de exercícios de fixação, simulação computacional e experimentos em laboratório com as devidas análises e discussão dos dados, com o intuito de desenvolver raciocínio lógico e objetivo nos problemas propostos. 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE CIRCUITOS

Esta unidade visa trabalhar com sistemas série, paralelo e misto, análise das correntes nos ramos, tipos de fontes de tensão e corrente.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – MÉTODOS DAS MALHAS

Esta unidade visa trabalhar com conversões de fontes, procedimentos e métodos da análise das malhas em circuitos em corrente contínua.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – MÉTODO DOS NÓS

Esta unidade visa trabalhar com o método dos nós em circuitos em corrente contínua.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – TEOREMAS PARA ANÁLISE DE CIRCUITOS

Esta unidade visa trabalhar com conceitos de teoremas para análise de circuitos em corrente contínua, sendo eles: Teorema da Superposição, Teoremas de Thévenin, Teorema de Norton, Teorema da Máxima Transferência de potência.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – CAPACITÂNCIA

Esta unidade visa introduzir conceitos relacionados a capacitância, analisar e determinar a resposta transitória de um circuito capacitivo.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da UNIDADE DE ENSINO 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – INDUTÂNCIA

Esta unidade visa introduzir conceitos relacionados a indutância, analisar e determinar a resposta transitória de um circuito indutivo.

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  06.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas será direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 20h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de circuitos elétricos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). 

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALBUQUERQUE, R. O. Análise de circuitos em corrente contínua. 21. ed. São Paulo: Érica, 2014.

IRWIN, J. D. Análise de Circuitos em engenharia. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2013.

NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos Elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2011.

HAYT, W. H. Jr.; KEMMERLY, J. E.; DURBIN, S. M. Análise de Circuitos em Engenharia, 8. ed. AMGH, 2014. E-BOOK.

BURIAN JR., Y.; LYRA, A. C. C.Circuitos Elétricos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada: teoria e exercícios. 9. ed. rev. São Paulo: Érica, 2013.

 

Notícias do Curso

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