Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Aproveitamento de Recursos Energéticos

Código: 30-376

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h)

Créditos: 02

 

EMENTA

Fontes e formas de energia. Usinas hidroelétricas, eólicas, solar, nuclear, termelétricas. Biomassa. Biogás. Tendências atuais na geração de energia.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para compreensão dos conceitos de aproveitamento de recursos energéticos, a fim de que os alunos desenvolvam competências fundamentais que os tornem de conhecer os conceitos e aplicações para o dimensionamento de usinas e aproveitamento das fontes de energia elétrica.

Buscando-se atender estas competências, algumas habilidades específicas devem ser adquiridas pelo acadêmico:

- Compreender os conceitos de sistema elétrico de potência;

- Entender a interligação dos sistemas de geração de energia elétrica no sistema elétrico de potência;

- Compreender as formas e fontes de energia disponíveis no Brasil;

- Identificar e compreender a geração de energia elétrica a partir das fontes renováveis e não renováveis de energia;

- Conhecer a geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas de energia;

- Reconhecer os impactos ambientais e sociais da geração de energia elétrica;

- Simular e analisar o comportamento dos sistemas de geração de energia elétrica utilizando recursos computacionais.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Desenvolver os conceitos de sistema elétrico de potência, sua constituição e funcionamento, a matriz de geração de energia elétrica no Brasil, a conexão dos sistemas de geração no sistema elétrico de potência e os aspectos técnicos e econômicos da integração da geração aos sistemas elétricos de potência.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – FORMAS E FONTES DE ENERGIA

Desenvolver os conceitos de fontes de energia disponíveis no Brasil, renováveis e não renováveis, tipos de combustíveis utilizados, as células combustíveis e as formas de transformação em energia elétrica.

 

Atividade Prática: Simular sistemas de geração utilizando protótipos e maquetes.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 01 e 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR MEIO DE FONTES RENOVÁVEIS

Trabalhar com geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis, sistemas de geração hidrelétrica, eólica e solar, construção, operação, principais equipamentos, fonte de energia utilizada, dimensionamento de pequenos sistemas de geração, impactos ambientais e sociais, produção e consumo sustentáveis.

 

Atividade Prática: Dimensionar pequenos sistemas de geração utilizando planilhas eletrônicas e software computacional.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo o conteúdo da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR MEIO DE FONTES NÃO RENOVÁVEIS

Trabalhar com geração de energia elétrica por meio de fontes não renováveis, sistemas de geração termelétrica, a carvão, óleo combustível, nuclear, construção, operação, principais equipamentos, fonte de energia utilizada, impactos ambientais e sociais, produção e consumo sustentáveis.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo o conteúdo da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – TENDÊNCIAS ATUAIS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 

Desenvolver noções de novas tendências no sistema de geração de energia elétrica, com a utilização de fontes alternativas de energia, lixo urbano, resíduos industriais, atividades agrícolas, energia dos oceanos, sistemas fotovoltaicos, pequenos aproveitamentos de energia e geração distribuída.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo o conteúdo da Unidade de Ensino 05.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, resolução de problemas, lista de exercícios, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas e estudos de caso.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos. 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PINTO, M. de O. Fundamentos de energia eólica. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

SOUZA, Z. de; SANTOS. A. H. M.; BORTONI, E. da C. Centrais hidrelétricas: implantação e comissionamento. São Paulo: Interciência, 2009. 

VILLALVA, M. G.; GAZOLI, J. R. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicações. São Paulo: Érica, 2014. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HODGE, B. K. Sistemas e Aplicações de Energia Alternativa. LTC, 2011. E-BOOK.

MONTICELLI, A.; GARCIA, A. Introdução a sistemas de energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Unicamp, 2013. 

REIS, L. B. dos; SILVEIRA, S. Energia elétrica para o desenvolvimento sustentável: introdução de uma visão multidisciplinar. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2012. 

REIS, L. B. Geração de energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2013. 

SANTOS, M. A. Fontes de energia nova e renovável. LTC, 2013. E-BOOK.