Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador – Empreendimentos de Engenharia EE

Código: 30-1019

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

Créditos: 03

Correquisito: 60-1129

Pré-Requisitos: 1200 h

 

EMENTA

São trabalhadas a formação empreendedora fazendo-se o levantamento de oportunidades, plano de negócio e a análise de viabilidade, bem como a pesquisa de mercado e o levantamento dos requisitos para o produto ou serviço de um empreendimento de engenharia.

 

OBJETIVOS

Despertar o interesse e desenvolver habilidades para o empreendedorismo, explorando oportunidades e as potencialidades de um empreendimento de engenharia e o cenário onde se insere. Fazer também uma pesquisa mercadológica observando aceitação do produto ou serviço, verificando seus principais requisitos, além de desenvolver o pensamento crítico quanto ao desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam as demandas de mercado. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras;

- Levantar oportunidades de empreendimento;

- Delimitar o empreendimento;

- Desenvolver um plano de negócio;

- Analisar a viabilidade técnica econômica do empreendimento;

- Conhecer o mercado onde se insere o empreendimento;

- Levantar os principais requisitos para o produto ou serviço de engenharia;

- Definir o projeto conceitual do produto ou serviço de engenharia;

- Constituir e preparar-se para liderar o empreendimento em todos os seus aspectos de produção, finanças, de pessoal e de mercado.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe. 

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Empreendimentos de Engenharia - EE será desenvolvido por meio da aplicação prática dos conceitos relacionados ao empreendedorismo, visando avaliar seus impactos e inserindo o acadêmico no processo como agente de transformação social. O projeto será conduzido levando em consideração as principais ferramentas para o desenvolvimento e avaliação de um plano de negócio, pesquisa de mercado e a modelagem conceitual do produto ou serviço na área de engenharia. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BAXTER, M. R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed., rev. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.

CECCONELLO, A. R.; AJZENTAL, A. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2012.

BACK, N. et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. São Paulo: Manole, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ROMEIRO FILHO, E. (Coord.) et al. Projeto do Produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CASAROTTO FILHO, N..Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2012.

BRITO, Paulo. Análise e viabilidade de projetos de investimentos. São Paulo: Atlas, 2003.

LIN, C.C..QFD: planejamento da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995. 261 p.

BARBOSA FILHO, A.N. Projeto e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2009. (Biblioteca Virtual)

ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. Biblioteca Virtual

 

Notícias do Curso

Ver todas