Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador - Tecnologias Sustentáveis EE

Código: 30-1015

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

Créditos: 03

Correquisito: 30-256

 

EMENTA

São trabalhados os fundamentos sobre as tecnologias sustentáveis e suas aplicações na área de engenharia, buscando oferecer benefícios à sociedade e ao meio ambiente.

 

OBJETIVOS

Despertar consciência ambiental desenvolvendo habilidades para elaboração de projetos tecnológicos sustentáveis na área de engenharia, posicionando o acadêmico como agente de transformação social e ambiental. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Tecnologias Sustentáveis - EE será desenvolvido por meio da aplicação prática dos conceitos relacionados às tecnologias sustentáveis, visando avaliar seus impactos e inserindo o acadêmico no processo como agente de transformação social. O projeto será conduzido levando em consideração as principais tecnologias sustentáveis na área de engenharia, desde a concepção de produtos e negócios até o aproveitamento de resíduos.

 

AVALIAÇÃO

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRAGA, B. et al. Introdução à engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.      

KARIM, M. A.; CHEN, X. Projeto digital: conceitos e princípios básicos. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

REIS, L. B.; FADIGAS, E. A. A.; CARVALHO, C. E.. Energia, recursos naturais e a prática do desenvolvimento sustentável. 2.ed. São Paulo: Manole, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MANO, E. B.; PACHECO, É. B. A. V. BONELLI, C. M. C.. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 2. ed. Edgard Blucher, 2010.

ROAF, S.; FUENTES, M; THOMAS-REES, S.. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. 

PEREIRA, M. J.. Energia: eficiência e alternativas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

FOX, R. W.; MCDONALD, A. T.; PRITCHARD, P. J.; MICHTELL, J. W. Introdução à mecânica dos fluidos. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

LEITE, C. Cidades sustentáveis, cidades inteligentes: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012.