Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

 

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador – Introdução ao Mundo Tecnológico EE

Código: 30-1007

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

Créditos: 03

Correquisito: 10-151

 

EMENTA

Inserção dos acadêmicos ao contexto de inovação e novas tecnologias, apontando o papel do engenheiro como agente transformador, em consonância aos aspectos sociais, políticos, culturais, econômicos e ambientais.

 

OBJETIVOS

Aprender de forma autônoma. Atuar em situações e contextos complexos. Conhecer e consolidar os conceitos básicos de inovações tecnológicas. Entender o papel do engenheiro no contexto da inovação, preocupado com questões sociais, econômicas e, principalmente, ambientais.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Introdução ao Mundo Tecnológico - EE será desenvolvido por meio da resolução de problemas reais de forma autônoma, buscando o aprimoramento por inovação ou evolução, inserindo o acadêmico às tendências tecnológicas globais. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

DYM, C. L.; LITTLE, P. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em projetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BURGELMAN, R. A.; CHRISTENSEN, C. M.; WHEELWRIGHT, S. C. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: conceitos e soluções. 5. ed. São Paulo: AMGH, 2012.

CORAL, E.; OGLIARI, A.; ABREU, A. F. Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2013.

GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2009. 

SCHWAB, K. A Quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016. 

TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. 2. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

 

Notícias do Curso

Ver todas