Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO

Código: 10-145

Carga Horária: 80h

Créditos: 04

 

EMENTA:

Potenciação. Radiciação. Produtos Notáveis. Fatoração. Polinômios. Trigonometria. Funções. Limites e continuidade.

 

OBJETIVOS:

A disciplina visa desenvolver habilidades para compreensão, interpretação, generalização, operação e aplicação com os conceitos de matemática básica a fim de que os alunos desenvolvam competências fundamentais que os tornem capazes de resolver problemas de aplicação da engenharia, promovendo o desenvolvimento da autonomia do aluno no que tange o estudo, a pesquisa, a interpretação, a compreensão, a discussão e a solução de problemas, para atuar de forma colaborativa no estudo em grupo, respeitando as diferenças, promovendo um ambiente de concentração e atenção, de modo que facilite a construção coletiva. Além disto, pretende-se que o acadêmico possa raciocinar, interpretar, analisar e resolver de forma criativa problemas, aplicando as noções aprendidas nesta disciplina, e estar apto a pesquisar, utilizar tecnologias e aplicar conceitos de geometria analítica para desenvolver o projeto solicitado.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Retomar as noções que envolvem potenciação, radiciação, produtos notáveis, fatoração e polinômios;

- Interpretar situações que envolvam o uso das relações trigonométricas no triângulo retângulo e num triângulo qualquer;

- Explorar o ciclo trigonométrico, identificando ângulos simétricos, côngruos e sabendo determinar a menor determinação positiva de um arco;

- Compreender os conceitos de função, limite e continuidade aplicando os mesmos na resolução de situações apresentadas;

- Representar graficamente as funções do 1º e 2º graus, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

UNIDADE DE ENSINO 1 – Matemática Básica

Trabalhar com Potenciação, Radiciação, Produtos notáveis, Fatoração e Polinômios.

 

Atividade Prática: Construção e exploração de materiais concretos que auxiliam a compreensão dos conceitos.

 

TDE 01 –  Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 1.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 - Trigonometria

Trabalhar com conceitos iniciais de trigonometria, Arcos e ângulos, Círculo trigonométrico, Arcos Côngruos, Menor Determinação Positiva, Ângulos Simétricos, Razões trigonométricas num triângulo retângulo e triângulo qualquer

 

Atividade Prática: Exploração do Ciclo Trigonométrico.

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 2.

UNIDADE DE ENSINO 3 – Funções

Desenvolver a noção de função, explorando domínio, imagem e representação gráfica. Trabalhar as Funções de 1º e 2º graus, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante.

 

Atividade prática: Exploração de softwares matemáticos.

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 3.

 

UNIDADE DE ENSINO 4 – Limites e continuidade

Trabalhar com a noção de limite (Propriedades Operatórias, Limites no infinito, Limites infinitos e Limites Fundamentais) e continuidade.

 

METODOLOGIA:

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares matemáticos e trabalho interdisciplinar envolvendo a aplicação de conceitos matemáticos a área da engenharia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ADAMI, A.M.; DORNELE, A.A.F.; LORANDI, M.M. Pré-cálculo. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2015. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582603215/cfi/0>.

DEMANA, F D. et al. Pré-calculo. São Paulo: Pearson Education, 2009.

IEZZI, G. Fundamentos de matemática elementar, 3: Trigonometria. 7 ed. São Paulo: Atual, 1993.

MEDEIROS, Valéria Zuma (Coord.). Pré-cálculo. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AXLER, S. Pré-cálculo: uma preparação para o cálculo com manual de soluções para o estudante. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521632153/cfi/6/10!/4/2@0:0 >.

IEZZI, G., MURAKAMI, C.. Fundamentos de matemática elementar, 1: Conjunto e Funções. 8 ed. São Paulo: Atual, 2004.

FLEMMING, D. M.; GONÇALVES, M.B. Cálculo A: funções, limite, derivação, integração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MACHADO, Antonio dos Santos. Matemática: temas e metas, 5: Geometria Analítica e Polinômios. 28 ed. São Paulo: Atual, 1986.

SAFIER, Fred. Teoria e problemas de Pré-cálculo. Porto Alegre: Bookman, 2003. (Coleção Schaum).

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ADAMI, A.M.; DORNELE, A.A.F.; LORANDI, M.M. Pré-cálculo. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2015. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582603215/cfi/0>.

DEMANA, F D. et al. Pré-calculo. São Paulo: Pearson Education, 2009.

IEZZI, G. Fundamentos de matemática elementar, 3: Trigonometria. 7 ed. São Paulo: Atual, 1993.

MEDEIROS, Valéria Zuma (Coord.). Pré-cálculo. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AXLER, S. Pré-cálculo: uma preparação para o cálculo com manual de soluções para o estudante. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521632153/cfi/6/10!/4/2@0:0 >.

IEZZI, G., MURAKAMI, C.. Fundamentos de matemática elementar, 1: Conjunto e Funções. 8 ed. São Paulo: Atual, 2004.

FLEMMING, D. M.; GONÇALVES, M.B. Cálculo A: funções, limite, derivação, integração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MACHADO, Antonio dos Santos. Matemática: temas e metas, 5: Geometria Analítica e Polinômios. 28 ed. São Paulo: Atual, 1986.

SAFIER, Fred. Teoria e problemas de Pré-cálculo. Porto Alegre: Bookman, 2003. (Coleção Schaum).