Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Sistemas de Elevação e Transporte

Código: 30-309

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-1016, 30-239

 

EMENTA

Trabalhar temas atuais ligados a área de sistemas de elevação e transporte.

 

OBJETIVOS

Fornecer ao aluno informações atualizadas na área de sistemas de elevação e transporte, a fim de atingir os objetivos propostos para as funções estudadas na disciplina, a qual  tem conteúdo variável a cada ano de acordo com as demandas e tendências tecnológicas; Habilidades para aplicação das ciências vinculadas a área de sistemas de elevação e transporte.

A disciplina aborda temas ligados ao projeto de sistemas de elevação e transporte a fim de desenvolver as seguintes competências gerais:

-  Formular e conceber soluções de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos ambientais e econômicos.

- Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas.

-  Analisar e compreender os fenômenos  físicos por meio de modelos simbólicos e físicos, verificados e validados por experimentação.

-  Ser capaz de modelar os fenômenos e sistemas físicos, utilizando ferramentas, computacionais e de simulação.

- Prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos.

- Conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, viáveis, técnica e economicamente, nos contextos que serão aplicadas.

-  Projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de engenharia.

- Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.

- Ser capaz de expressar-se adequadamente, inclusive por meio de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

- Ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Esta disciplina tem conteúdo variável a cada ano e está sempre vinculada a temas de projeto de sistemas de elevação e transporte.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos) e a ativa (sala de aula invertida, aprendizagem baseada em  problema e projeto, estudo de caso). No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará  através da resolução de problemas reais. Os acadêmicos desenvolverão os TDEs - Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares matemáticos e trabalho interdisciplinar envolvendo a  aplicação de conceitos físicos e matemáticos à área da engenharia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDEs, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino e serão organizadas como um reforço, em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento das competências. Em aula antecedente a uma avaliação serão apresentadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

POPOV, E. Paul. Introdução à mecânica dos sólidos. São Paulo: Edgard Blücher, [1978].

TIMOSHENKO, Stephen P.; GERE, James E. Mecânica dos sólidos. Rio de Janeiro: LTC, 1994.

BEER,  F.  Pierre; JOHNSTON JUNIOR, E. Russell.  Resistência dos materiais. 3.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.  

SHIGLEY, Joseph Edward;  MISCHKE, Charles R.;   BUDYNAS, Richard G.  Projeto de engenharia mecânica.  7. ed.  Porto Alegre:  Bookman, 2008.

BRANCO, C.A.G.M. Mecânica dos Materiais, 3.ed. Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1998.

SHIGLEY, J. Edward; MISCHKE, Charles, R..  Mechanical engineering design.  7.ed. New York: McGraw-Hill, 2004.

KOMATSU, José Sergio. Mecânica dos sólidos I. São Carlos: EdUFSCar, 2005.