DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Projeto de Máquinas Agrícolas Código: 30-308 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) Créditos: 02
EMENTA Trabalhar temas atuais ligados a área projeto de máquinas agrícolas.
OBJETIVOS Fornecer ao aluno informações atualizadas na área de Projeto Mecânico de Máquinas Agrícolas, a fim de atingir os objetivos propostos para as funções estudadas na disciplina, a qual tem conteúdo variável a cada ano de acordo com as demandas e tendências tecnológicas; Habilidades para aplicação das ciências vinculdas a área de projeto mecânico de máquinas agrícolas. Fornecer ao aluno informações atualizadas na área de projetos, a fim de atingir os objetivos propostos para as funções estudadas na disciplina, a qual tem conteúdo variável a cada ano de acordo com as demandas e tendências tecnológicas; Habilidades para aplicação das ciências vinculadas a área de Máquinas Agrícolas. A disciplina aborda temas ligados ao projeto de máquinas agrícolas a fim de desenvolver as seguintes competências gerais: - Formular e conceber soluções de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto. - Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos ambientais e econômicos. - Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas. - Analisar e compreender os fenômenos físicos por meio de modelos simbólicos e físicos, verificados e validados por experimentação. - Ser capaz de modelar os fenômenos e sistemas físicos, utilizando ferramentas, computacionais e de simulação. - Prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos. - Conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo. - Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, viáveis, técnica e economicamente, nos contextos que serão aplicadas. - Projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de engenharia. - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica. - Ser capaz de expressar-se adequadamente, inclusive por meio de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. - Ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua
CONTEÚDOS CURRICULARES Esta disciplina tem conteúdo variável a cada ano e está sempre vinculada a temas de projeto de máquinas agrícolas.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos) e a ativa (sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problema e projeto, estudo de caso). No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os acadêmicos desenvolverão os TDEs - Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares matemáticos e trabalho interdisciplinar envolvendo a aplicação de conceitos físicos e matemáticos à área da engenharia.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDEs, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino e serão organizadas como um reforço, em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento das competências. Em aula antecedente a uma avaliação serão apresentadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA POPOV, E. Paul. Introdução à mecânica dos sólidos. São Paulo: Edgard Blücher, [1978]. TIMOSHENKO, Stephen P.; GERE, James E. Mecânica dos sólidos. Rio de Janeiro: LTC, 1994. BEER, F. Pierre; JOHNSTON JUNIOR, E. Russell. Resistência dos materiais. 3.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. SHIGLEY, Joseph Edward; MISCHKE, Charles R.; BUDYNAS, Richard G. Projeto de engenharia mecânica. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. BRANCO, C.A.G.M. Mecânica dos Materiais, 3.ed. Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1998. SHIGLEY, J. Edward; MISCHKE, Charles, R.. Mechanical engineering design. 7.ed. New York: McGraw-Hill, 2004. KOMATSU, José Sergio. Mecânica dos sólidos I. São Carlos: EdUFSCar, 2005. |