Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Empreendimentos de Engenharia

Código: 30-307

Carga horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisito: 30-1016

 

EMENTA

Design e dimensionamento do produto; modelagem e simulação; detalhamento do produto. Definição de processos de fabricação; Prototipagem e patentes;  Projeto de Fábrica; constituição jurídica e viabilização do empreendimento.

 

OBJETIVOS

Desenvolver as competências para implementação de um empreendimento de engenharia visando a fabricação de um produto e a constituição da empresa.  Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras;

- Dimensionar, modelar e simular o produto para o seu detalhamento e ajustes, a fim de se obter a estrutura do produto;  

- Elaborar análise dimensional do produto;  

- Modelar o produto para avaliação de engenharia;

- Simular o produto e sua funcionalidade;  

- Detalhar o produto para sua fabricação.

- Definir o produto, processos industriais e a fábrica, bem como sua viabilização;  

- Definir o PCP – Planejamento e controle da Produção;  

- Prototipar o produto;  

- Projetar as instalações da fábrica com as máquinas, pessoas e layout produtivo;  

-  Constituir e preparar-se para liderar o empreendimento em todos os seus aspectos de produção, finanças, de pessoal e de mercado.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

UNIDADE DE ENSINO 01 – CONCEITOS DE DESIGN E AS FERRAMENTAS DE PROJETO: CAD, CAE E CAM

Aplicar conceitos de design e as ferramentas de projeto sobre o produto a ser produzido  e  já estudado através do seu plano de negócio e estudo de viabilidade, a fim de desenvolver competências para aplicação de soluções inovadoras.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 - MODELAGEM ICONICA, MATEMÁTICA, NUMERICA E GRÁFICA

Modelar o produto em avaliação para sua  posterior avaliação por simulação, verificando os critérios de projeto, a fim de desenvolver competência para conceber, projetar e analisar o produto, componentes ou processos.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 - SIMULAÇÃO ICONICA, MATEMÁTICA, NUMERICA E GRÁFICA

Simular o produto em avaliação para verificar critérios de projeto, a fim de verificar e validar o produto por meio de técnicas adequadas.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 - DETALHAMENTO DO PRODUTO

Fazer o detalhamento do produto a partir dos resultados obtidos com os estudos de simulação para sua prototipagem, a fim de estabelecer os seus parâmetros construtivos e operacionais através da aplicação de soluções de engenharia.

 UNIDADE DE ENSINO 06 - PROTOTIPAGEM E REGRAS DE PATENTES

Desenvolver o protótipo do produto avaliado e desenvolver um estudo para o processo de patente do produto, buscando competências básicas para o encaminhamento de registro de patentes.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – PCP E PROJETO DE FÁBRICA

Realizar uma análise do projeto e controle da produção, bem como a conceber o projeto de fábrica para o produto, visando aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos de engenharia.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 - CONSTITUIÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO

Realizar análise documental para a constituição do empreendimento, buscando competências básicas para encaminhar a constituição de uma empresa de engenharia.

 

UNIDADE DE ENSINO 07  -  VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO E FONTES DE

FINANCIAMENTO

Avaliar a viabilidade do empreendimento e fazer um  levantamento de potenciais fontes de financiamento, visando a aquisição de competência para análise financeira do empreendimento.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, os projetos são conduzidos levando-se em consideração os conceitos de design e as ferramentas  de projeto, a modelagem e a simulação, o detalhamento e a prototipagem do produto, o PCP e o projeto de fábrica, a constituição do empreendimento, bem como sua viabilidade do empreendimento e fontes de financiamento.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina  se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAXTER, M. R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2016.

TUBINO, D. F.. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SOUZA, A. F. de; ULBRICH, C. B. L.. Engenharia integrada por computador e sistemas CAD-CAM-CNC: princípios e aplicações. São Paulo: Artliber, 2009

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES FILHO, A.. Elementos finitos: a base da tecnologia CAE: análise não linear. São Paulo: Érica, 2012.

KIMINAMI, C. S.; CASTRO, W. B. de; OLIVEIRA, M. F. de. Introdução aos processos de fabricação de produtos metálicos. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

GROOVER, M. P. Automação industrial e sistemas de manufatura. 3. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

GARCIA, C.. Modelagem e simulação de processos industriais e de sistemas eletromecânicos. 2. ed. rev., ampl. São Paulo: Edusp, 2009.

MALISKA, C. R. Transferência de calor e mecânica dos fluidos computacional. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: LTC, 2004.  

LESKO, J.. Design industrial: materiais e processos de fabricação. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.

VOLPATO, N.. Prototipagem rápida: tecnologias e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.

PIMENTEL, L. O.. Direito industrial: as funções do direito de patentes . Porto Alegre: Síntese, 1999.

NEUMANN, C.; SCALICE, R. K.. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.