Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto de Estruturas Metálicas

Código: 30-303

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-272, 30-291

 

EMENTA

Análise das propriedades e características dos metais. Ligações. Estudo e dimensionamento de sistemas estruturais de metais.

 

OBJETIVOS

A disciplina aborda os conceitos de estruturas metálicas, preparando o acadêmico desenvolver as seguintes competências gerais:

- Formular e conceber soluções de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.

- Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas.

-  Analisar e compreender os fenômenos físicos por meio de modelos simbólicos e físicos, verificados e validados por experimentação.

- Ser capaz de modelar os fenômenos e sistemas físicos, utilizando ferramentas, computacionais e de simulação.

- Prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos.

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, viáveis, técnica e economicamente,  nos contextos que serão aplicadas.

-  Projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de engenharia.

- Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.

- Ser capaz de expressar-se adequadamente, inclusive por meio de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

- Ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 -  ESTRUTURAS DE AÇO

Estruturas de aço. Propriedades  geométricas de seções transversais. Peças tracionadas. Ligações parafusadas. Ligações soldadas. Peças comprimidas.

 

Atividade Prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE 01  –  Solução de um problema real de engenharia utilizando a rotina proposta para resolver exercícios com todos os passos lógicos apresentados.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 – DIMENSIONAMENTO DE VIGAS

Estruturas de aço. Ação dos ventos em estruturas.

 

Atividade Prática 02: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE 02  –  Solução de um problema real de engenharia utilizando a rotina proposta para resolver exercícios com todos os passos lógicos apresentados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de  forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos) e a ativa (sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problema e projeto, estudo de caso). No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os acadêmicos desenvolverão os TDEs - Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares matemáticos e trabalho interdisciplinar envolvendo a aplicação de conceitos físicos e matemáticos à área da engenharia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDEs, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino e serão organizadas como um reforço, em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento das competências. Em aula antecedente a uma avaliação serão apresentadas  orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SORIANO, Humberto Lima; LIMA, Silvio de Souza.  Análise de estruturas: método das forças e método dos deslocamentos. 2. ed. atual. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. Estruturas de aço, concreto e madeira: atendimento da expectativa dimensional.  São Paulo: Zigurate,  2005.

PFEIL, Walter; PFEIL, Michèle. Estruturas de aço: dimensionamento prático. 8. ed. Rio de Janeiro:  Livros Técnicos e Científicos, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CASTRO SOBRINHO, Antonio da Silva. Introdução ao método de elementos finitos. Rio de janeiro: Ciência Moderna, 2006.

DIAS, Luís Andrade de Mattos. Estruturas de aço: Conceitos técnicas e linguagem. 8. ed. São Paulo: Zigurate, 2011.

FRANÇA, Luis Novaes Ferreira; MATSUMURA, Amadeu Zenjiro. Mecânica geral. 2.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

SÜSSEKIND, José Carlos. Curso de análise estrutural. Globo, 1979. v.1

NETO, FLAMÍNIO L. e PARDINI, L. C. Compósitos estruturais. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 2006.