Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Ergonomia e Segurança do Trabalho

Código: 30-302

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04  

Pré-Requisito: 2.500h

 

EMENTA

Doença ocupacional e sua prevenção. Acidentes de trabalho. Equipamentos de  proteção individual e coletiva. Proteção nas operações insalubres e perigosas. Antropometria: condições ambientais do trabalho, análise ambiental da segurança e higiene do trabalho.  Conceitos básicos da Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho e suas aplicações no projeto e operação de Sistemas de Produção.  Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).

  

OBJETIVOS

Compreender, interpretar e aplicar normas e recomendações relacionadas com a organização do trabalho, a segurança do trabalhador e ergonomia. Assimilar conceitos e legislações associados com a relação homem e trabalho. Analisar criticamente as informações aplicáveis e implementação em ambientes de trabalho. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

-  Desenvolver autonomia na interpretação e a compreensão das normas aplicáveis a cada ambiente de trabalho;

- Dominar os conceitos e procedimentos relacionados a organização do trabalho, a segurança do trabalhador e os riscos relacionados com a profissão;

- Realizar análises antropométricas e biomecânicas em ambientes de trabalho.

- Aplicar análises ergonômicas do trabalho conforme normas vigentes.  

-  Definir estratégias e sistemas de produção que integrem o trabalho humano como uma variável fundamental, evitando acidentes e doenças profissionais na operação destes sistemas de produção.

- Avaliar sistemas de Prevenção e Combate à Incêndios e Explosões, implantar e acompanharsua implantação e operação;

- Conhecer e aplicar os requisitos da legislação e normas técnicas pertinentes à prevenção de incêndios e explosões;

- Conhecer os requisitos para formação de Brigadas de Incêndio;

- Analisar e implementar o PPCI.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – SEGURANÇA NO TRABALHO

Apresentar os conceitos e normas vigentes sobre de acidentes de trabalho, doença ocupacional, rabalho em condição insalubre, trabalho em condição perigosa, equipamentos de proteção individual e coletiva, prevenção contra incêndio, segurança em máquinas e equipamentos a fim de que o acadêmico  desenvolva as competências de identificar, compreender e aplicar normas vigentes de saúde ocupacional.  

 

Atividade prática:  Exploração de estatísticas e normas relacionadas com acidentes de trabalho e prevenção.

 

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – RISCOS E CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Trabalhar com formas de identificação, limites de exposição, procedimentos de medição para determinação dos riscos ambientais, comissões e programas de prevenção de riscos. Avaliar condições ambientais recomendáveis para conforto com o objetivo de dominar os conceitos e procedimentos relacionados com a organização do trabalho, a segurança do trabalhador e riscos relacionados com a profissão.  

 

Atividade prática:  Identificação de riscos ambientais, medições de níveis de risco e de conforto em ambiente de trabalho.  

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA

Apresentar os conceitos e normas sobre  antropometria e biomecânica, trabalhar medidas antropométrica, bancos de dados e fatores de influência, métodos de levantamento antropométrico, movimentos corporais, aplicação de força, avaliação postural, fisiologia  do trabalho, ritmos biológicos e tempos  de trabalho a fim de realizar análises antropométricas, análises biomecânicas e avaliações de postura e risco de lesões com aplicação de ferramentas específicas.  

 

Atividade prática: Análise antropométrica e biomecânica com aplicação de ferramentas para avaliação postural em ambiente de trabalho.  

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.  

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ERGONOMIA

Apresentar os conceitos e normas sobre ergonomia e a análise ergonômica do trabalho a  fim de abordar sua a atuação e aplicações, além de aplicar análise ergonômica do trabalho.  

 

Atividade prática: Análise ergonômica do trabalho em ambiente ocupacional englobando todas as exigências legais vigentes.  

 

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino

04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – SIMULAÇÃO HUMANA

Aplicar a simulação humana para melhora das condições ergonômicas do trabalho com aplicação de modelagem computacional ou  física com o objetivo de planejar sistemas de produção que integrem o trabalho humano com o bem-estar do trabalhador.  

 

Atividade prática 05:  Simulação humana computacional utilizando software para comparar sistemas de trabalho e indicar a solução com melhor benefício do ponto de vista ergonômico e produtivo.   

 

TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino

05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – PLANO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS (PPCI)

Legislação e normas brasileiras relativas à proteção contra incêndio e explosões. Programas de proteção contra incêndio. Teoria do fogo. Classes de fogo. Métodos de extinção. Agentes extintores. Equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio. Iluminação de emergência, portas corta-fogo, escada de emergência. Sistema de detecção e alarme. Plano de Abandono. Equipamentos fixos e móveis de combate a incêndio. Sistema de hidrantes. Spriklers. Brigada de incêndio. Explosivos. Segurança no Transporte, Manuseio e Armazenagem de Substâncias Químicas e Inflamáveis

 

Atividade prática 06: Atividade para fixação dos conteúdos abordados na Unidade de Ensino 06.   

 

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional  (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares.  A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de softwares específicos. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento,  (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço  –  e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia Prática. 3.ed. revista e ampliada. São Paulo: Blucher, 2012.

GARCIA, G. F. B. Acidentes do Trabalho. 4.ed. São Paulo: Métodos, 2011.

IIDA, I. Ergonomia: Projeto e produção. 3.ed. São Paulo: Blucher, 2016.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORRE^A, V. M.; BOLETTI, R. R. Ergonomia: fundamentos e aplicações. Porto Alegre: Bookman, 2015.

DANIELLOU, F. A Ergonomia em busca de seus princípios. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

EQUIPE ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. 83. ed. – São Paulo: Atlas, 2019.  

KROEMER, K. H. E; GRANDJEAN, E. Fitting the Task to the Human. 5 ed. Taylor & Francis. 2001.

PINHEIRO, A. C. F. B.; CRIVELARO, M. Conforto ambiental: iluminação, cores, ergonomia, paisagismo e critérios para projetos. 1. ed. São Paulo: E´rica, 2014.

BRENTANO, T. Instalações hidráulicas de combate a incêndios nas edificações. 5 ed. EDIPUCRS, Porto Alegre, 2016.

BRENTANO, T. A proteção contra incêndios no projeto de edificações: saúde de emergência, compartimentações, controle de fumaça, detecção e alarme, sinalização e iluminação, extintores, hidrantes, sprinkler, brigada de incêndio.  Porto Alegre: [s.n.], 2007.