DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Sistemas de Qualidade Código: 30-300 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02 Pré-Requisito: 30-271
EMENTA Introdução e Histórico da Gestão da Qualidade. Sistema e Elementos de Gestão da Qualidade. Excelência em Gestão da Qualidade. Qualidade em Projetos de Engenharia.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver no aluno habilidades para compreensão, interpretação e operação de sistemas e metodologias de gestão da qualidade, com foco na gestão operacional das cadeias de valor buscando características críticas da qualidade mensuráveis e consequentemente controláveis para garantir as expectativas dos clientes com estratégias de melhoria contínua, e de excelência empresarial. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados: - Conhecer o histórico da Gestão da Qualidade e seus principais gurus; - Entender os conceitos e princípios da Qualidade; - Compreender os custos da não-qualidade; - Aplicar sistematicamente as metodologias PDCA e MASP; - Conhecer e aplicar as 7 ferramentas da Qualidade; - Compreender a metodologia dos Ciclos da Qualidade; - Capacitar para criação de mecanismos à prova de erro; - Conhecer e aplicar sistemas de detecção e correção imediatos; - Entender e aplicar os conceitos da Gestão por Processos; - Analisar parâmetros críticos mensuráveis da voz do cliente e voz do processo. - Compreender a necessidade do desdobramento da função qualidade para o desenvolvimento de produtos; - Aplicar sistematicamente a Gestão Integrada da Qualidade. - Avaliar a Estruturação para um Modelo de Excelência da Gestão da Qualidade; - Compreender e desenvolver estratégias para gestão do conhecimento em qualidade de processos; - Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE Trabalhar as origens históricas da Gestão Qualidade através dos princípios, metodologias e sistemas desenvolvidos pelos grandes gurus da qualidade. Apresentar a evolução da Gestão da Qualidade na história da manufatura até os atuais Modelo de Excelência da Gestão da Qualidade. O custo da não-qualidade.
Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 01. Atividade prática: Realização de exercícios baseados em problematização.
TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. UNIDADE DE ENSINO 02 – FERRAMENTAS DA QUALIDADE Conceituar e trabalhar as etapas de implementação do ciclo sistêmico de Deming (PDCA), c a implementação teórica e prática das fases do Gerenciamento Total da Qualidade (TQM) de Juran. As 7 ferramentas básicas da qualidade. Análise e aplicação prática dos ciclos da Qualidade de Ishikawa. Dispositivos à prova de erros e sistemas de detecção rápida de problemas e defeitos. Melhoria Contínua e 5S na manufatura.
Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos na Unidade de Ensino 02. Atividade prática: Aplicação dos Delineamentos.
TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – GESTÃO DA QUALIDADE POR PROCESSOS Trabalhar a aplicação dos métodos de Mapeamento dos Processos e Gráficos de fluxos das atividades. Avaliar processos críticos pelas características da qualidade (CTQ) através da Voz do Cliente (VOC) e Voz do Processo (VOP). Análise de impacto e maturidade de processos. Ação Corretiva da Causa-Raiz.
Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 03. Atividade prática: Aplicação dos Experimentos Fatoriais.
TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – GESTÃO INTEGRADA DA QUALIDADE
Conceituar e trabalhar as etapas de implementação do Modelo de Excelência em Gestão. Sistema ISO. Gestão integrada do conhecimento. Desdobramento da Função Qualidade no desenvolvimento de produtos; Metodologia de Desdobramento de Diretrizes. Balanced Scorecard.
Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 04. Atividade prática: Aplicação dos Experimentos Fatoriais.
TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de softwares específicos.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS, Vicente Falconi. TCQ: controle da Qualidade Total no estilo japonês. 8. ed. Minas Gerais: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004. MELLO, Carlos Henrique Pereira, et al. ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2009. PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. ed. 5. São Paulo: Atlas, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABNT NBR ISO 9000:2005. Sistemas de gestão da qualidade: fundamentos e vocabulário, 2006. BRAVO, Ismael. Gestão de Qualidade em Tempos de Mudanças. Campinas, SP: Alínea, 2007. VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da qualidade total: uma abordagem prática. São Paulo: Alínea, 2010. RIMOLI, Raul. Princípios da qualidade: Saiba como aplicá-los para aumentar o desempenho de sua empresa. Ed. Komedi, 2008. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. |