Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Refrigeração Industrial

Código: 30-296

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisito: 30-281

 

EMENTA

Refrigeração mecânica. Fluidos refrigerantes. Ciclos de Refrigeração: a ar, compressão de vapor e absorção de amônia. Cargas térmicas. Instalações frigoríficas. Elaboração de projetos de uma planta frigorífica.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos de mecânica dos fluidos, termodinâmica e transferência de calor, bem como normas técnicas específicas, na elaboração de projetos e sistemas de refrigeração industrial, a fim de capacitar o egresso nesta área de atuação do Engenheiro Mecânico. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos de Engenharia;

- Aplicar a metodologia específica a avaliação de ciclos de refrigeração;

- Conceber, projetar e analisar os sistemas, componentes ou processos relacionados a uma planta frigorífica completa para processamento de alimentos, considerando-se além dos aspectos correlatos a produção do frio, também a logística, layout, PCP, e demais instalações industriais;

- Projetar e determinar os parâmetros construtivos relacionados aos principais equipamentos do ciclo de refrigeração;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de relatórios técnicos de engenharia e sua apresentação;

- Trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares;

-  Gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo estratégias e construindo o consenso nos grupos;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – CONCEITOS INICIAIS SOBRE REFRIGERAÇÃO

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades, bem como as  normas técnicas específicas, para sistemas de refrigeração com as principais definições e generalidades, desenvolvendo competência para a interpretação dos elementos relacionados às plantas de refrigeração.

 

Atividade prática 01: Realização de um seminário trazendo e socializando informações sobre a área de refrigeração.

 

TDE 01 – Elaboração uma apresentação conjunta da turma trazendo as principais informações sobre a área de refrigeração, desenvolvendo competência de análise e síntese das principais informações para realização de um seminário introdutório aos conteúdos da disciplina.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CICLOS DE REFRIGERAÇÃO

Esta unidade visa trabalhar as modelagens fundamentais para a avaliação e o dimensionamento dos principais ciclos de refrigeração industrial aplicados em plantas frigoríficas, desenvolvendo competência para interpretar e avaliar os principais ciclos de refrigeração industrial.

 

Atividade prática 02: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades, bem como as normas técnicas específicas, para a conservação dos alimentos por refrigeração, capacitando o acadêmico para atuar na gestão e manutenção de plantas frigoríficas.

 

Atividade prática 03: Realização de um seminário trazendo e socializando informações sobre a área para a conservação dos alimentos por refrigeração.

 

TDE 02 – Elaboração uma apresentação conjunta da turma trazendo as principais informações sobre a área para a conservação dos alimentos por refrigeração, desenvolvendo competência de análise e síntese das informações e sua compilação para realização de um seminário de socialização de informações.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PROJETOS DE ENTREPOSTOS FRIGORÍFICOS

Está  unidade de ensino visa propor a elaboração de um projeto completo de uma planta frigorífica para o processamento e conservação de alimentos, capacitando o acadêmico para atuar, conceber e projetar plantas frigoríficas.

 

TDE 03 – Elaboração de um projeto completo de uma planta frigorífica para o processamento e conservação de alimentos, desenvolvendo competências para conceber, projetar e analisar os sistemas, componentes ou processos relacionados a uma planta frigorífica completa para processamento de alimentos, considerando-se além dos aspectos correlatos a produção do frio, também a logística, layout, PCP, e demais instalações industriais, bem como projetar e determinar os parâmetros construtivos relacionados aos principais equipamentos do ciclo de refrigeração e comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de relatórios técnicos de engenharia e sua apresentação. Além disto, também trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares gerenciar projetos de forma proativa e colaborativa.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de ventilação e climatização, bem como a elaboração de um projeto completo de uma planta frigorífica para o processamento e conservação de alimentos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa  aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, E. C. Refrigeração. 3.ed., São Paulo: Edgard Blücher, 1982 (2009).  

STOECKER, W. F.; JABARDO, J. M. S. Refrigeração industrial. 2.ed. São Paulo: Edgard

Blücher, 2002.

SILVA, J. C.; SILVA, CASTRO, A.  C. G. Refrigeração e  climatização para técnicos e

engenheiros. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SILVA TELES, P. C. Tubulações Industriais  –  Cálculo. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e

Científicos, 2000.

KAKAÇ, S.; LIU, H.. Heat exchangers: Selection, rating, and thermal design. 2.ed. Boca Raton:

CRC Press, 2002.

INCROPERA, F. P. et al.  Fundamentos da transferência de calor e de massa. 5.ed. Rio de

Janeiro: LTC, 2003.

MORAN, M. J. ;SHAPIRO, HOWARD, N.; SCOFANO NETO, F. (Trad.). Princípios de

termodinâmica para engenharia. 4º ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.  

FOX, R. W.; MCDONALD, A. T.; PRITCHARD, P. J. Introdução à mecânica dos Fluidos. 6 ed.

Rio de Janeiro: LTC, 2006.