Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Processos de Fabricação de Materiais Poliméricos

Código: 30-295

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisito: 30-268

 

EMENTA

Materiais não metálicos: conceitos, processos de obtenção,  tipos, classificação e particularidade. Indústrias de 1º, 2º e 3º geração. Indústrias de 3ª Geração, processos de fabricação, equipamentos ferramentas e produtos e aplicações.

 

OBJETIVOS

Transmitir ao aluno conhecimentos sobre materiais,  processos de fabricação, produtos e aplicações;  Saber conceituar, classificar os diversos tipos de materiais; Conhecer os diversos processos de fabricação bem como implementá-los, projeto de ferramentas e produtos. Aplicações.

A disciplina aborda os conceitos de polímeros,  preparando o acadêmico para analisar, selecionar, dimensionar e determinar parâmetros dos processos de fabricação de materiais poliméricos, a fim de desenvolver as seguintes competências gerais:

-  Formular e conceber soluções de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos ambientais e econômicos.

- Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas.

-  Analisar e compreender os fenômenos físicos por meio de modelos simbólicos e físicos, verificados e validados por experimentação.

-  Ser capaz de modelar os fenômenos e sistemas físicos, utilizando ferramentas, computacionais e de simulação.

- Prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos.

- Conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, viáveis, técnica e economicamente, nos contextos que serão aplicadas.

-  Projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de engenharia.

- Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.

- Ser capaz de expressar-se adequadamente, inclusive por meio de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

- Ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 – MATERIAIS NÃO METÁLICOS  

Conceitos básicos. Tipos de materiais (constituição, características, classificação e particularidades). Processos de obtenção (1ª e 2ª Geração). Exemplos de aplicação. Materiais reciclados – tipos – processos – aplicações.

 

Atividade Prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE 01 – Solução de um problema real de engenharia.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 – PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (3ª GERAÇÃO)

Processo de injeção. Máquinas e equipamentos. Ferramental. Processos, produto e aplicações. Processo de sopro. Máquinas e equipamentos. Ferramental. Processo, produto e aplicações. Processo de extrusão. Máquinas e equipamentos. Ferramental. Processo, produto e aplicações. Processo de Compressão (conformação). Máquinas e equipamentos.

Ferramental. Processo, produto e aplicações. Processo de vácuo forming. Máquinas e equipamentos. Ferramental. Processo, produto e aplicações. Processo  de estampagem.

Máquinas e equipamentos. Ferramental. Processo, produto e aplicações. Processo de roto-moldagem. Processos de laminação (Fiber Glass).Tipos de materiais utilizados. Processo manual  –  and-lay-up. Processo mecanizado  –  spray-up. Processo injeção  – molde fechado. Aplicações e produtos.

Atividade Prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE 01 – Solução de um problema real de engenharia.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são  desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de ventilação e climatização, bem como a elaboração de um projeto completo de uma planta potência Rankineconsiderando seus principais equipamentos no que se refere ao aproveitamento do calor.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina propõe verificar se as competências pretendidas neste plano de ensino foram adquiridas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Em uma aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MICHAELI, Walter (Et al.). Tecnologia dos plásticos. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

GLANVILL, A.B; DENTON, E.N.  Moldes de injeção: Princípios básicos e projetos. São

Paulo: Edgard Blücher, 1970.

MANO, E. Biasotto. Polímeros como materiais de engenharia. São Paulo: Edgard Blücher,

2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HARADA, Júlio. Moldes para injeção de termoplásticos: Projetos e princípios básicos.

São Paulo: Artliber, 2008.

CANEVAROLO JÚNIOR, Sebastião V.  Ciência dos polímeros:  Um texto básico para

tecnólogos e engenheiros. 2.ed., rev. amp. São Paulo: Artliber, 2006.

MANRICH, Silvio. Processamento de termoplásticos: Rosca única, extrução e matrizes,

injeção e moldes. São Paulo: Artliber, 2005.

CANEVAROLO JÚNIOR, Sebastião V. (Coord.). Técnicas de caracterização de polímeros.

São Paulo: Artliber, 2007.

SORS, László; BARDÓCZ, László; RADNÓTI, István. Plásticos: moldes e matrizes. Curitiba:

Hemus, 2002.