Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Engenharia Assistida por Computador - CAE

Código: 30-292

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisito: 30-246

 

EMENTA

Automação da produção. CAD, CAE, CAM, CAPP e MRP. Comando Numérico. FMS. Robôs industriais. Monitoração e controle da produção.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver no aluno competências de conceber, planejar, analisar e supervisionar os parâmetros operacionais envolvidos na fabricação de componentes, peças e produtos utilizando ferramentas computacionais de automação na integração e flexibilização de sistemas de manufatura. Para isto proporcionar ao aluno a capacidade de identificar e descrever o funcionamento dos elementos que compõem um sistema de manufatura automatizado; fornecer bases sobre as tecnologias CAx (computer-aided applications) nos diversos setores da indústria; desenvolver no aluno a capacidade de desenvolver um sistema de monitoração e controle de máquinas, ferramentas, processos e produtos fabricados.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01  –  INTRODUÇÃO À FABRICAÇÃO INTEGRADA POR

COMPUTADOR – INDÚSTRIA 4.0

Apresentar a evolução dos processos de fabricação e das indústrias ao longo  da história e contextualizar as revoluções industriais até o ponto da indústria 4.0.

 

TDE 01 – Fazer uma pesquisa sobre exemplos de fabricas 4.0 no mundo.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO

Explorar os conteúdos por traz da automação e do uso da robótica, bem como uma interfere na outra.

 

Atividade prática 01: Executar a programação do braço robótico de acordo com as tarefas propostas no roteiro da atividade prática.

 

TDE 02 – Fazer o relatório da Atividade Prática 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – ENGENHARIA DO PRODUTO

Apresentar as técnicas e teorias utilizadas para o desenvolvimento de novos produtos utilizando ferramentas como o PDP e QFD.

 

Atividade prática 02: Desenvolver em grupo o projeto de um produto de interesse comum do grupo passando por todas as etapas do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP).

Elaborar as pesquisas necessárias para otimizar o produto de acordo com a necessidade do cliente. Detalhar os projetos das peças e componentes do produto. Elaborar os planos de fabricação. Fabricar e construir o produto.

 

TDE 03 – Elaborar o relatório detalhado do PDP da atividade prática 02.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver nos alunos as competências de conceber, planejar, analisar e supervisionar todo o de Processo de Desenvolvimento de Produto desde a concepção até a fabricação, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e máquinas e equipamentos presentes no laboratório, e a contextualização ocorre através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos – TDEs no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina propõe verificar se as competências pretendidas neste plano de ensino foram adquiridas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Em uma aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito

quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GROOVER, Mikell P. Automação industrial e sistemas de manufatura. 3. ed. São Paulo:

Pearson Education, 2012.

ROSÁRIO, João Maurício. Princípios de mecatrônica. São Paulo: Prentice-Hall, 2009.

CRAIG, John. Robótica. 3ª Ed. São Paulo: Pearson, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

REMBOLD, U.; NNAJI, B. O.; STORR, Anthony.  Computer integrated manufacturing and

engineering. Harlow: Prentice-Hall, 1993.

PARSAEI, Hamid R.; JAMSHIDI, Mohammad (Coord.). Design and implementation of intelligent

manufacturing systems: from expert systems, neural networks, to fuzzy logic.  United States:

Prentice Hall PTR, 2009.

COSTA, Luis Sergio Salles; CAULLIRAUX, Heitor M (Org.). Manufatura integrada por

computador: sistemas integrados de producao : estratégia, organização, tecnologia e recursos

humanos. Rio de Janeiro: Câmpus, 1995.  

ALTIOK, Tayfur. Performance analysis of manufacturing systems.  United States: Springer

Verlag, 1996.