DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Metrologia Código: 30-263 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) Créditos: 02 Pré-Requisito: 10-149
EMENTA Conceitos básicos, unidades e padrões. Parâmetros característicos dos sistemas de medição. Erro de medição. Calibração dos sistemas de medição. Controle dimensional e geométrico. Instrumentos de medição. Máquinas de medir. Automação do controle dimensional.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades e competências para a compreensão, interpretação e aplicação dos sistemas de medição e suas principais características, gerando subsídios conceituais de metrologia e conhecimentos práticos aplicados ao controle dimensional e de qualidade. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados: - Proporcionar conhecimento e autonomia acerca das características operacionais e metrológicas de instrumentos e sistemas de medição; - Capacitar à leitura e interpretação de tolerâncias dimensionais e geométricas; - Desenvolver o domínio dos procedimentos relacionados ao controle e automação dimensional; - Aplicar análises metrológicas conforme as normas vigentes; - Instrumentalizar o estudante para utilização de método de controle nos sistemas de produção, visando controle de qualidade, competitividade e padronização.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – CONCEITOS BÁSICOS, UNIDADES E PADRÕES Conceitos. Definições fundamentais. Sistemas de unidades. Padrões de unidades básicas.
Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 01. TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – PARÂMETROS CARACTERÍSTICOS DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO Precisão, exatidão, sensibilidade, resolução etc.
Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 02. TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – ERRO DE MEDIÇÃO Desvio e incerteza nas medições. Tipos de erros. Causas. Propagação de erro.
Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 03. TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – CALIBRAÇÃO DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO Calibração de instrumentos, métodos e procedimentos.
Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 04. TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – CONTROLE DIMENSIONAL E GEOMÉTRICO Tolerâncias de fabricação (dimensionais e geométricas). Calibres e calibradores. Instrumentos de medição: paquímetros, micrômetros, goniômetro, relógio comparador etc. Instrumentos Auxiliares de Medição: desempenos, esquadros, réguas etc.
Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 05. TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.
UNIDADE DE ENSINO 06 – MÁQUINAS DE MEDIR Microscópios, projetores de perfis, máquinas de medir por coordenadas etc. Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 06. TDE 06 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.
UNIDADE DE ENSINO 07 – AUTOMAÇÃO DO CONTROLE DIMENSIONAL Utilização do computador na metrologia dimensional e/ou controle de qualidade geométrica
Atividade prática: Atividades conforme conteúdo da Unidade de Ensino 07. TDE 07 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de softwares específicos.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA AGOSTINHO, Oswaldo Luiz; RODRIGUES, Antonio Carlos dos Santos; LIRANI, João. Tolerância, ajustes, desvios e análise de dimensões. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. 295 p. (Princípios de Engenharia de Fabricação Mecânica). ISBN 9788521200505. FIGLIOLA, Richard S.; BEASLEY, Donald E. Teoria e projeto para medições mecânicas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. xiii, 466 p. ISBN 9788521615729. GONZÁLEZ, Carlos González; VÁZQUEZ, Ramón Zeleny. Metrología. 2. ed. México: McGraw-Hill, 2005. xvii, 446 p. ISBN 9701020766.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SUGA, Nobuo. Metrologia dimensional: a ciência da medição. São Paulo: Mitutoyo Sul Americana, 2007. 247 p. ISBN 9780955613302. LINK, Walter. Tópicos avançados da metrologia mecânica: confiabilidade metrológica e suas aplicações na metrologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Metrologia, 2000. 263 p. SANTOS JÚNIOR, Manuel dos; IRIGOYEN, Eduardo Roberto Costa. Metrologia dimensional: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1995. 222 p. (Nova Série Livro-Texto; 25) ISBN 8570253087 DELMÉE, Gérard Jean. Manual de medição de vazão. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2011. 346 p. ISBN 9788521203216 INMETRO. Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia. 2. ed. Brasília: SENAI, 2000. 75 p. ISBN 8587090909.
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