Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Auxiliado por Computador – CAD 3D

Código: 30-262

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-237

 

EMENTA

Aplicações de CAD: Desenho e especificação de peças e elementos de máquinas. Modelagem 2D e 3D, modelagem de Superfícies e padrões gráficos. Desenhos de conjunto e vistas explodidas. Etapas de projeto de um conjunto mecânico e detalhes construtivos. Aplicações práticas. Normas para o desenho técnico.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver competências de comunicação gráfica por meio do uso de sistemas CAD – Computer Aided Design para projetos mecânicos, utilizando ferramentas específicas, com recursos avançados de modelagem, montagem e detalhamento de conjuntos mecânicos aplicando as normas técnicas adequadas.

Desenvolver habilidades de interpretar e confeccionar desenhos de elementos de máquinas dotando o aluno da competência de projetar os diferentes elementos presentes nos projetos de Engenharia.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – DESENHOS 2D

Apresentar os conceitos fundamentais de desenho 2D com a função de iniciar a modelagem de peças em 3D.

 

Atividade prática 01: Desenhar polígonos e vistas simples em 2D.

 

TDE 01 – Transformar os desenhos 2D em extrusões solidas.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – MODELAGEM 3D.

Apresentar o conceito de extrusões sólida e adições de detalhes por subtração de partes como recortes.

 

Atividade prática 02: Modelar em 3D peças básicas por extrusões propostas no material de aula.

 

TDE 02 – Desafio de extrusão.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – MODELAGENS ESPECIAIS

Apresentar os conceitos de modelagem de peças em 3D utilizando comandos especiais com extrusão revolucionada, extrusão por varredura e adição de paredes finas, chanfros e arredondamentos. Também utilização das ferramentas de padrões gráficos de repetição.

 

Atividade prática 03: Modelar em 3D peças básicas por extrusões propostas no material de aula.

 

TDE 03 – Desafio de extrusão revolucionada, por varredura e modelagem de uma engrenagem.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – DETALHAMENTO

Apresentar as formas de detalhamento das peças modeladas em 3D no papel 2D para elaboração dos planos de fabricação, para tal, respeitando as normas de desenho técnicos que regem sobre as vistas ortogonais, perspectiva, legenda e margens das folhas.

 

Atividade prática 04: Realização de detalhamento de peças trabalhadas até então.

 

TDE 04 – Fazer o detalhamento de 10 peças em folhas A3.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – MONTAGENS E VISTAS EXPLODIDAS

Apesentar as ferramentas para a construção de montagens de conjuntos de peças. Realizar as simulações cinemáticas de movimentos dos conjuntos. Realizar o detalhamento de vistas explodidas de conjuntos de peças montadas.

 

Atividade prática 05: Elaboração da modelagem de conjuntos mecânicos propostos no material de aula.

 

TDE 05 – Fazer a modelagem de um conjunto com no mínimo 5 peças, realizar a simulação cinemática, fazer a vista explodida e fazer o detalhamento em folhas A3.

 

METODOLOGIA:

Visando desenvolver nos alunos as competências de comunicar-se eficazmente nas formas gráficas bem como projetar componentes, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares de CAD, e a contextualização ocorre através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos – TDEs no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos com a aplicação dos conceitos trabalhados na área da engenharia térmica.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina propõe verificar se as competências pretendidas neste plano de ensino foram adquiridas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MURRAY, David. Inside solidworks. 4.ed. Canadá:Thomson Delmar Leaming, 2006.

LUEPTOW, Richard M.; MINBIOLE, Michael. Graphics concepts with solidworks. 2.ed. Saddle River: Pearson Prentice Hall, 2004.

SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João; SOUSA A, Luís; PERTENCE, Antônio Eustáquio de Melo; KOURY, Ricardo Nicolau Nassar (trad.). Desenho técnico moderno. 4.ed.Rio de Janeiro:LTC, 2006.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

JANKOWSKI, Gregory; MURRAY, David. Solidworks four auto cad users. 2.ed. New York: Thomson Learning, 2000.

FRENCH, T. Ewing. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 8.ed. São Paulo: Globo, 2005.

SHAH, Jami J.; MÄNTYLÄ, Martti. Parametric and feature-based CAD-CAM: concepts, techniques, applications. New York: 6John Wiley & Sons, 1995.

MANFÉ, Giovanni; POZZA, Nino. Desenho técnico mecânico: curso completo para as escolas técnicas e ciclo básico das faculdades de engenharia. [S.l.]: Hemus, 2004. vol. 2.

PROVENZA, Francesco. Desenhista de máquinas: PROTEC. São Paulo: F. Provenza, [1960].

SHAH, Jami J.; MÄNTYLÄ, Martti. Parametric and feature-based CAD-CAM: concepts, techniques, applications. New York: 6John Wiley & Sons, 1995.