Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador – Empreendimentos de Engenharia EM

Código: 30-1016

CARGA HORÁRIA: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

CRÉDITOS: 03

Pré-Requisito: 1.200 h

Co-requisito: 30-1020

 

EMENTA

São trabalhadas a formação empreendedora fazendo-se o levantamento de oportunidades, plano de negócio ea análise de viabilidade, bem como a pesquisa de mercado e o levantamento dos requisitos para o produto ou serviço de um empreendimento de engenharia.

 

OBJETIVOS

Despertar o interesse e desenvolver habilidades para o empreendedorismo, explorando oportunidades e as potencialidades de um empreendimento de engenharia e o cenário onde se insere.Fazer também uma pesquisa mercadológica observando aceitação do produto ou serviço, verificando seus principais requisitos, além de desenvolver o pensamento crítico quanto ao desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam as demandas de mercado. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras;

- Levantar oportunidades de empreendimento;

- Delimitar o empreendimento;

- Desenvolver um plano de negócio;

- Analisar a viabilidade técnico econômica do empreendimento

- Conhecer o mercado onde se insere o empreendimento;

- Levantar os principais requisitos para o produto ou serviço de engenharia;

- Definir o projeto conceitual do produto ou serviço de engenharia.

- Constituir e preparar-se para liderar o empreendimento em todos os seus aspectos de produção, finanças, de pessoal e de mercado.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – FUNDAMENTOS DO EMPREENDEDORISMO

Realizar um estudo fundamentado sobre os principais fundamentos do empreendedorismo, buscando-se os conceitos básicos e as ferramentas para desenvolver competências empreendedoras.

 

Atividade Prática 01: Estudo fundamentado sobre os principais fundamentos do empreendedorismo.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 - MODELOS DE NEGÓCIO

Aplicar as ferramentas básicas para seleção de oportunidades, a fim de implementar um plano de negócio para o empreendimento de engenharia real, desenvolvendo as competências para elaborar um plano de negócios.

 

Atividade Prática 02: Implementar um plano de negócio para o empreendimento de engenharia real.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PESQUISA DE MERCADO

Realizar uma pesquisa de mercado para o empreendimento em análise, buscando-se os fundamentos de engenharia do produto (ou serviço), aplicando as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramentas de avaliação e pesquisa de mercado desenvolvendo as competências para realizar uma pesquisa de mercado a fim de identificar oportunidades de negócios.

 

Atividade prática 03: Aplicar a pesquisa de mercado ao seu plano de negócio e desenvolver, através de ferramentas especificas, os principais requisitos identificados no empreendimento de engenharia.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICO ECONÔMICA DO EMPREENDIMENTO

Sobre o plano de negócio desenvolvido, fazer a análise preliminar de viabilidade técnico econômica do empreendimento, desenvolvendo as competências para realizar uma análise de viabilidade econômica de um empreendimento.

 

Atividade prática 04:Análise preliminar de viabilidade técnico econômica do empreendimento.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – MODELAGEM CONCEITUAL

Realizar a modelagem conceitual do empreendimento de engenharia para a sua apresentação e avaliação, desenvolvendo as competências para aplicar a modelagem num empreendimento de engenharia.

 

Atividade prática 05: Aplicara modelagem conceitual sobre o produto ou serviço concebido para o empreendimento de engenharia.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Empreendimentos de Engenharia EM será desenvolvido por meio da aplicação prática dos conceitos relacionados ao empreendedorismo, visando avaliar seus impactos e inserindo o acadêmico no processo como agente de transformação social. O projeto será conduzido levando em consideração as principais ferramentas para o desenvolvimento e avaliação de um plano de negócio, pesquisa de mercado e a modelagem conceitual do produto ou serviço na área de engenharia.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Empreendimentos de Engenharia - EM.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAXTER, M. R. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed., rev. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.

CECCONELLO, A. R.; AJZENTAL, A..A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2012.

BACK, N. et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. São Paulo: Manole, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ROMEIRO FILHO, E. (Coord.) et al. Projeto do Produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CASAROTTO FILHO, N.. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2012.

BRITO, Paulo. Análise e viabilidade de projetos de investimentos. São Paulo: Atlas, 2003.

LIN, C.C..QFD: planejamento da qualidade. Belo Horizonte: Fund. Christiano Ottoni, 1995.

BARBOSA FILHO, A.N..Projeto e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2009. (Biblioteca Virtual)

ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. Biblioteca Virtual

 

Notícias do Curso

Ver todas