Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR – ACOLHIMENTO E NIVELAMENTO - EM

CÓDIGO: 30-1000

CARGA HORÁRIA: 60h

CRÉDITOS: 03

Co-requisitos: 30-236, 10-145

 

EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento do Projeto Integrador, alinhado aos Elementos do Pensamento Computacional e Introdução ao Cálculo.

 

OBJETIVOS

Adquirir capacidade de análise e síntese; Desenvolver visão interdisciplinar; Desenvolverhabilidade de trabalhar em equipe; Desenvolver o pensamento lógico e metodológico; Adquirir a capacidade de interpretação e solução de problemas reais.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador - Acolhimento e Nivelamento – EM será desenvolvido levando em consideração mais de uma área do conhecimento, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Acolhimento e Nivelamento - EM.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAZZO, Walter A.; PEREIRA, L. T. Introdução à engenharia. 6.ed. Florianópolis: UFSC, 2006.

HOLTZAPPLE, Mark T.; REECE W. Dan. Introdução à engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

DYM, Clive L.; LITTLE, Patrick. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em projetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GOLEMAN, Daniel. Inteligência e emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

WEISINGER, Hendrie. Inteligência emocional no trabalho. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

COVEY, Stephen R. Os sete hábitos das pessoas muito eficientes. 28.ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006.

SANTOS, I.F. Dinâmica de Sistemas Mecânicos: Modelagem, Simulação, Visualização, Verificação. São Paulo: Makron Books, 2001.

MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas. São Paulo: Avercamp, 2007.