URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA

CÓDIGO:80-275

CARGA HORÁRIA: 60        

CRÉDITOS: 04

 

1  EMENTA

Leitura e conhecimento. Estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura e de escrita. Paradigmas da comunicação verbal. Variáveis de ordem linguística, textual e sociointerpretativa na compreensão leitora dos diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. Relação entre o conteúdo, composição, estilo, nível linguístico e propósitos. Técnicas de leitura e produção textual. Expressão oral e escrita.

 

2 OBJETIVOS GERAIS

2.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver habilidades e competências de:

  • Leitura em todos os níveis (compreensão, interpretação e crítica) de textos correspondentes aos gêneros textuais que circulam socialmente.
  • Práticas relativas às estratégias e técnicas de leitura e escrita.
  • Expressão oral e escrita.
  • Uso da linguagem oral e escrita na dinâmica das relações interativo-comunicativas.
  •  

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aprimorar o uso da linguagem oral e escrita em conformidade com os pressupostos da comunicação verbal.
  • Desenvolver habilidades de leitura compreensiva, interpretativa e crítica de diferentes gêneros textuais.
  • Dominar os conhecimentos linguísticos, métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição de saberes.
  • Resolver problemas e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes e da diversidade cultural que compõem a formação universitária.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Leitura, compreensão, interpretação e crítica de textos de diferentes gêneros textuais que circulam socialmente.

2 Compreensão leitora e aprendizagem significativa.

3 Estratégias de leitura:

3.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações;

3.2 Antecipação de informações;

3.3 Realização de inferências;

3.4 Verificação de informações no texto;

3.5 Articulação de índices textuais e contextuais;

3.6 Redução de informação semântica: construção e generalização de informações.

4 Paráfrase.

5 Técnicas de leitura:

5.1 Leitura antecipada;

5.2 Leitura interrompida;

5.3 Texto lacunado;

5.4 Mapeamento:

5.5 Palavras-chave e ideias-chave;

5.6 Argumentação;

5.7 Defesa do ponto de vista;

5.8 Síntese.

6 Pressupostos da comunicação verbal.

7 Expressão verbal oral:

7.1 Voz;

7.2 Dicção;

7.3 Ritmo;

7.4 Entonação;

7.5 Respiração;

7.6 Gestualidade;

7.7 Empatia.

8 Estrutura da apresentação:

8.1 Introdução;

8.2 Desenvolvimento;

8.3 Conclusão;

8.4 Avaliação.

9 Prática da expressão verbal oral e escrita.

10 Avaliação, segundo pressupostos da comunicação verbal.

 

4 METODOLOGIA

Práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico:

  • aulas expositivo-dialogadas;
  • práticas de leitura e análise textual;
  • análise dos aspectos específicos aos gêneros textuais que circulam socialmente;
  • produção de textos orais e escritos;
  • trabalhos individuais e em grupo;
  • seminários temáticos e dirigidos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas e será realizada através de:

  • leitura e análise de textos;
  • produções de textos orais e escritos;
  • trabalhos avaliativos ao longo do semestre.

 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. (trad. Claudia Schilling) 6. ed. Porto Alegre: Art Med, 1998.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

PRETTI, Dino (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações FFLCH/USP, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

SANCHEZ, Miguel Emílio. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALLENDE, F.; CONDEMARIN, M. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003.

KOCH, I. V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

SOLÉ, Il. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Art Med, 1998.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

PRETTI, D. (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações

FFLCH/USP, 1997.

MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

SANCHEZ, M. E. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.