DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO I Código: 70-645 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Estudo dos pressupostos teóricos do crescimento e desenvolvimento humano destacando-se os diferentes aspectos que integram o ser humano nas diferentes fases da vida. Teorias do desenvolvimento humano e perspectivas teóricas atuais da área. Dimensões do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e motor. O ser humano e a relação do exercício com crescimento e desenvolvimento motor em diferentes fases da vida.
2. OBJETIVO GERAL Reconhecer os conceitos de crescimento e desenvolvimento humano.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Refletir sobre as situações do crescimento e desenvolvimento humano a partir de observações e diagnósticos nos contextos sociais da comunidade. - Explicitar as fases e as diferenças de crescimento e desenvolvimento em termos de idades e gêneros. - Estabelecer relações entre o exercício o crescimento e o desenvolvimento humano no seu aspecto psicomotor.
4. CONTEÚDOS CURRICULARES - Caracterização da área de estudo; -Teorias do Desenvolvimento Humano e perspectivas teóricas atuais do desenvolvimento humano. O inato e o adquirido nas condutas humanas; - Crescimento e desenvolvimento: Conceitos, fases, diferenças; - O estudo do crescimento: determinantes do crescimento; maturação do ser humano; desenvolvimento físico; - Desenvolvimento Motor: conceito, etapas, habilidades; - Desenvolvimento Cognitivo nas diferentes idades; - Desenvolvimento Social: o desenvolvimento dos relacionamentos sociais; diferenças individuais nos relacionamentos; - Relação do exercício com o crescimento e o desenvolvimento; - Atividades apropriadas para cada faixa etária.
5. METODOLOGIA - As aulas serão desenvolvidas através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, trabalhos individuais, vivências práticas e atividades de grupo.
6. AVALIAÇÃO A avaliação do aluno será feita através de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo.
|
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BEE, H. Criança em Desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2011. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo, Phorte, 2001. PAPALIA, D.; OLDS, W. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DESSEN, M. A. & COSTA Jr., Á Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. ERIKSON, ERIK H.. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. GALLAHUE, David L; DONNELLY, Frances Cleland. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. 4 ed. São Paulo: Phorte, 2008. HAYWOOD, K . M; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. MALINA, Robert M.; BOUCHARD, Claude, BAR-OR, Oded. Crescimento, maturação e atividade física. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2009. ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
|