URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO I

Código: 70-645

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Estudo dos pressupostos teóricos do crescimento e desenvolvimento humano destacando-se os diferentes aspectos que integram o ser humano nas diferentes fases da vida. Teorias do desenvolvimento humano e perspectivas teóricas atuais da área. Dimensões do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e motor. O ser humano e a relação do exercício com crescimento e desenvolvimento motor em diferentes fases da vida.

 

 

2. OBJETIVO GERAL

Reconhecer os conceitos de crescimento e desenvolvimento humano.

 

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir sobre as situações do crescimento e desenvolvimento humano a partir de observações e diagnósticos nos contextos sociais da comunidade.

- Explicitar as fases e as diferenças de crescimento e desenvolvimento em termos de idades e gêneros.

- Estabelecer relações entre o exercício o crescimento e o desenvolvimento humano no seu aspecto psicomotor.

 

 

4. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Caracterização da área de estudo;

-Teorias do Desenvolvimento Humano e perspectivas teóricas atuais do desenvolvimento humano. O inato e o adquirido nas condutas humanas;

- Crescimento e desenvolvimento: Conceitos, fases, diferenças;

- O estudo do crescimento: determinantes do crescimento; maturação do ser humano; desenvolvimento físico;

- Desenvolvimento Motor: conceito, etapas, habilidades;

- Desenvolvimento Cognitivo nas diferentes idades;

- Desenvolvimento Social: o desenvolvimento dos relacionamentos sociais; diferenças individuais nos relacionamentos;

- Relação do exercício com o crescimento e o desenvolvimento;

- Atividades apropriadas para cada faixa etária.

 

 

 

5. METODOLOGIA

- As aulas serão desenvolvidas através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, trabalhos individuais, vivências práticas e atividades de grupo.

 

 

6. AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será feita através de provas teórico-práticas, seminário, trabalhos, atividades individuais e atividades em grupo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BEE, H. Criança em Desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2011.  

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo, Phorte, 2001.

PAPALIA, D.; OLDS, W. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.

 

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DESSEN, M. A. & COSTA Jr., Á Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.

ERIKSON, ERIK H.. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

GALLAHUE, David L; DONNELLY, Frances Cleland. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. 4 ed. São Paulo: Phorte, 2008.  

HAYWOOD, K . M; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MALINA, Robert M.; BOUCHARD, Claude, BAR-OR, Oded. Crescimento, maturação e atividade física. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2009.

ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.