DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: APRENDIZAGEM MOTORA Código: 70-433 Carga Horária: 45h Número de Créditos: 03
1. EMENTA: Diferentes etapas do desenvolvimento motor. Caracterização psicomotora da criança nas fases pré-escolar e escolar. Avaliação dos estágios psicomotores. Relação entre desenvolvimento motor e fatores sociais. Níveis de aprendizagem de habilidades motoras. Movimentos relacionados ao esporte.
2. OBJETIVO: - Analisar a aprendizagem motora e seus conceitos com vistas à compreensão de suas diferentes etapas. - Relacionar desenvolvimento motor e fatores sociais. - Estudar os níveis de aprendizagem de habilidades motoras.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Compreender os diferentes estágios do desenvolvimento motor. - Relacionar desenvolvimento motor e fatores sociais. - Estudar os níveis de aprendizagem de habilidades motoras.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: - Conceitos de aprendizagem; - Conceitos sobre o processamento de informação do aluno; - Conceitos sobre a informação do ambiente para a aprendizagem do movimento; - Avaliação dos estágios psicomotores; - Níveis de aprendizagem de habilidades motoras; - Movimentos relacionados ao esporte.
5. METODOLOGIA: As aulas serão expositivas-dialogadas com a utilização de recursos audiovisuais, trabalhos com seminários e trabalhos em grupo.
6. AVALIAÇÃO: A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas, realização de trabalhos de pesquisa e seminários.
|
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MAGILL, A. R. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000. SCHMIDT, R. A. e WRISBERG, C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. 2 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1988. ECKERT, H. M. Desenvolvimento motor. 3 ed. São Paulo: Manole, 1993. FERREIRA NETO, C. A.. Motricidade e jogo na infância. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. LOPES, V.; MAIA, J.; MOTA, J. Aptidões e habilidade motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, 2000. SHUMWAY-COOK A. e WOOLLACOTT, M. H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. Barueri: Manole, 2003.
|