URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: APRENDIZAGEM MOTORA

Código: 70-433

Carga Horária: 45h

Número de Créditos: 03

 

1. EMENTA:

Diferentes etapas do desenvolvimento motor. Caracterização psicomotora da criança nas fases pré-escolar e escolar. Avaliação dos estágios psicomotores. Relação entre desenvolvimento motor e fatores sociais. Níveis de aprendizagem de habilidades motoras. Movimentos relacionados ao esporte.

 

2. OBJETIVO:

- Analisar a aprendizagem motora e seus conceitos com vistas à compreensão de suas diferentes etapas.

- Relacionar desenvolvimento motor e fatores sociais.

- Estudar os níveis de aprendizagem de habilidades motoras.

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Compreender os diferentes estágios do desenvolvimento motor.

- Relacionar desenvolvimento motor e fatores sociais.

- Estudar os níveis de aprendizagem de habilidades motoras.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Conceitos de aprendizagem;

- Conceitos sobre o processamento de informação do aluno;

- Conceitos sobre a informação do ambiente para a aprendizagem do movimento;

- Avaliação dos estágios psicomotores;

- Níveis de aprendizagem de habilidades motoras;

- Movimentos relacionados ao esporte.

 

5. METODOLOGIA:

As aulas serão expositivas-dialogadas com a utilização de recursos audiovisuais, trabalhos com seminários e trabalhos em grupo.

 

6. AVALIAÇÃO:

A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas, realização de trabalhos de pesquisa e seminários.

 

BIBLIOGRAFIA

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MAGILL, A. R. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

SCHMIDT, R. A. e WRISBERG, C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. 2 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1988.

ECKERT, H. M. Desenvolvimento motor. 3 ed. São Paulo: Manole, 1993.

FERREIRA NETO, C. A.. Motricidade e jogo na infância. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

LOPES, V.; MAIA, J.; MOTA, J. Aptidões e habilidade motoras: uma visão desenvolvimentista. Lisboa: Livros Horizonte, 2000.

SHUMWAY-COOK A. e WOOLLACOTT, M. H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. Barueri: Manole, 2003.