DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM Código: 70-224 Carga Horária: 60H Número De Créditos: 04
1. EMENTA: Teorias da aprendizagem e suas relações com os processos de ensinar e aprender
2. OBJETIVOS: - Identificar e compreender as teorias da aprendizagem e suas relações com a educação. - Compreender os processos cognitivos e suas inter-relações com as outras dimensões do aprender. - Instrumentalizar os alunos para pensar o cotidiano escolar à luz das teorias da aprendizagem. - Abordar as questões clássicas da Psicologia da Aprendizagem (desejo, retenção, entre outras) sob prisma dos conceitos de práxis e aprendizagem significativa.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 Conceituação básica do processo de ensinar e aprender; 3.2 Abordagens do processo de ensinar e aprender: implicações na prática educativa; 3.3 Teorias do condicionamento e sua aplicação no processo ensinar e aprender; 3.4 Teorias psicogenéticas da construção do conhecimento; 3.5 Teoria das Inteligências Múltiplas; 3.6 Teorias Sócio Cultural e Verbal Significativa 3.7 Contribuições da Neurociências para o processo do ensinar e do aprender;
4. METODOLOGIA: Explicações, questionamentos, discussão, dramatização, mapas conceituais, cartaz, filme, seminário, com objetivo de construção do conhecimento para ação.
5. AVALIAÇÃO: Explicações, questionamentos, discussão, dramatização, mapas conceituais, cartaz, filme, seminário, com objetivo de construção do conhecimento para ação.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. 1999 . Editoras E.P.U. PILETTI, Nelson ; ROSSATO, Solange Marques . Psicologia da Aprendizagem. Da Teoria do Condicionamento ao Construtivismo. 2011, Editora contexto FERNANDEZ, Alicia. O Saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BÖCK, Vivien Rose. Motivação para aprender e motivação para ensinar: reencantado a escola. Porto Alegre, RS: Cape, 2008. Teorias contempora^neas da aprendizagem [recurso eletro^nico] / Organizador, Knud Illeris ; traduc¸a~o: Ronaldo Cataldo Costa ; revisa~o te´cnica: Francisco Silva Cavalcante Junior. – Dados eletro^nicos. – Porto Alegre : Penso, 2013. LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. FOULIN, Jean-Noel; MOUCHON, Serge. Psicologia da educação. Porto Alegre: ArtMed, 2000. LEFRANÇOIS, Guy R. Teoria da Aprendizagem: O que o Professor Disse. 2016. Editora Cengage
|