URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Educação Física: Esporte, Cultura e Sociedade

Código: 40-595

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Introdução aos estudos da história e historiografia da Educação Física. Escolas filosóficas e influencia nas concepções filosóficas da cultura do corpo. Estudo das relações Esporte e Sociedade e suas implicações na sociedade contemporânea. Fundamentos da Antropologia e a relação entre Educação Física e Cultura.

 

2 OBJETIVOS

Introduzir os estudos sobre a história da Educação Física e as concepções filosóficas e antropológicas da cultura do corpo estabelecendo as relações entre esporte, cultura e sociedade e suas implicações na sociedade contemporânea.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

O esporte na Grécia. Os Jogos Olímpicos;

A cultura corporal do movimento no Período Medieval, Idade Moderna e no Brasil do Período Colonial aos nossos dias e órgãos reguladores: CONFEF CREF;

A Filosofia e os outros modos de produzir conhecimento;

Temas filosóficos no cotidiano do profissional de Educação Física;

A gênese do esporte moderno e a construção dos valores presentes com enfoque na educação, saúde e estética;

O significado social do esporte, Esporte discriminação, mídia e violência;

A construção cultural do corpo e as implicações para a Educação Física;

O conceito de cultura como base para a compreensão da Educação Física.

 

A aula e o esporte como reunião social:

Conceituação e definição dos papéis sociais em grupo;

A aula com o papel de uma reunião social;

O esporte como o papel de uma reunião social.

Educação das Relações Étnico-Raciais - Lei nº. 10.639/2003 e parecer CNE/CP3/2004: Diferença, Diversidade e Multiculturalismo.

 

Atitudes, interesses e habilidades sociais.

Direitos Humanos e Cidadania: Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

Concepções do ensino de atitudes e comportamentos sociais.

A socialização das emoções: estudo na interação social.

 

Paradigmas do estudo das atitudes, interesses e habilidades sociais. Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17/07/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena;

 

4 METODOLOGIA

O conteúdo será desenvolvido por meio de aulas expositivas, leituras, elaboração de resenhas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será feita por meio de provas escritas, seminários, trabalhos e resenhas, bem como a participação dos alunos nas aulas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRONICOS, M. Os jogos olímpicos na Grécia Antiga: olímpia antiga e os Jogos Olímpicos. São Paulo: Odysseus, 2004.

CARVALHO, Y. M.; RUBIO, K. Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.

CASTELLANI, FILHO, L. Educação física no brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 2003.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BERNARD, F. Por uma redefinição do conceito de diversidade cultural. In: BRANT, L. Diversidade Cultural. São Paulo: Escrituras Editora, 2005.

BRYM, R. J. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Gengage Learning, 2008.

CHAUI, M. S.. Convite à filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.

HARVEY, D. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2010.

SHERRER-WARREN, I. Cidadania e Multiculturalismo: a teoria social no Brasil comtemporaneo. Florianópolis: ed. UFSC, 2000.