Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE TÊNIS DE CAMPO Código: 40-594 Carga horária: 30 Créditos: 02
EMENTA: Estudo histórico-crítico do tênis de campo. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do tênis de campo. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do tênis de campo
OBJETIVOS: Identificar aspectos marcantes da história e evolução do tênis de campo bem como as suas características básicas enquanto jogo esportivo. Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no tênis de campo a partir de progressões de exercícios e tarefas. Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do tênis de campo. Dominar os princípios básicos dos fundamentos técnicos ofensivos e defensivos do tênis de campo. Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de tênis de campo. Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em tênis de campo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Unidade 1 - Introdução ao Tênis de Campo 1.1 Histórico e evolução do tênis de campo. 1.2 Características específicas do tênis de campo. Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Tênis de Campo 2.1 Processo de ensino-aprendizagem esportiva. 2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem. 2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas. 2.4 Abordagens pedagógicas do ensino do tênis de campo. Unidade 3 - Fundamentos Básicos do Tênis de Campo 3.1 Fundamentos técnicos básicos do tênis de campo. 3.2 Fundamentos básicos de defesa e de ataque no tênis de campo Unidade 4 - Regulamentação Básica do tênis de campo 4.1 Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de tênis de campo.
METODOLOGIA: A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de tênis de campo.
AVALIAÇÃO: A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...) e auto avaliação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ASEP. Ensinando Tênis para Jovens . Tradução de Marcos Malvezzi. São Paulo: Manole, 1999. BRUSTOLIN, M. Tênis no Brasil: história, ensino e idéias. -Rio de Janeiro: Sprint, 1995. SILVA, S. Tênis para crianças : manual para pais, filhos e mestres / Suzana Silva ; ilustrações de Valmir Frias. - São Paulo : Via Lettera, 2003
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. DARIDO, S. C. ; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. DARIDO, S.C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos para grupos: recreação e aulas de educação física. Petrópolis: Vozes, 2009 DANTAS, E. H. M. A prática de preparação física. 4 ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003. |
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA AMERICAN SPORT EDUCATION PROGRAM.; MALVEZZI, M. (Trad.). Coaching Youth Tennis. Ensinando tênis para jovens. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999. BALBINOTTI, C. O Ensino do Tênis: Novas Perspectivas de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Artmed, 2009. SILVA, S. Tênis para crianças: manual para pais, filhos e mestres. São Paulo: Via Lettera, 2003.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CASTRO, M.; ISHIZAKI, M. T. Tênis - Aprendizagem e Treinamento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008. DALCIM, J. N. Entenda o tênis. 1. ed. Editora: Tenisbrasil, 2009. SAMULSKI, D. Treinamento Mental No Tênis - Como Desenvolver As Habilidades Mentais. 1. ed. São Paulo: Manole, 2012. SKORODUMOVA, A. P. Tênis de campo: treinamento de alto nível. Guarulhos: Phorte, 2004. TREUHERZ, R. M. Tênis - Técnicas e Táticas de Jogo. 1. ed. Editora Alaúde, 2005.
|