URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE TÊNIS DE CAMPO

Código: 40-594

Carga horária: 30

Créditos: 02

 

EMENTA:

Estudo histórico-crítico do tênis de campo. Fundamentos técnicos e táticos, noções de

regras do tênis de campo. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do tênis de

campo

 

OBJETIVOS:

Identificar aspectos marcantes da história e evolução do tênis de campo bem como as

suas características básicas enquanto jogo esportivo.

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem no tênis de campo a partir de

progressões de exercícios e tarefas.

Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino do tênis de

campo.

Dominar os princípios básicos dos fundamentos técnicos ofensivos e defensivos do

tênis de campo.

Aplicar noções básicas de regras e arbitragem do jogo de tênis de campo.

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em tênis

de campo.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade 1 - Introdução ao Tênis de Campo

1.1 Histórico e evolução do tênis de campo.

1.2 Características específicas do tênis de campo.

Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Tênis de Campo

2.1 Processo de ensino-aprendizagem esportiva.

2.2 Princípios e noções de progressões de aprendizagem.

2.3 Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas.

2.4 Abordagens pedagógicas do ensino do tênis de campo.

Unidade 3 - Fundamentos Básicos do Tênis de Campo

3.1 Fundamentos técnicos básicos do tênis de campo.

3.2 Fundamentos básicos de defesa e de ataque no tênis de campo

Unidade 4 - Regulamentação Básica do tênis de campo

4.1 Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de tênis de campo.

 

METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários,

aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de tênis de campo.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas

atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos,

planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...) e auto avaliação.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ASEP. Ensinando Tênis para Jovens . Tradução de Marcos Malvezzi. São Paulo: Manole, 1999.

BRUSTOLIN, M. Tênis no Brasil: história, ensino e idéias. -Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

SILVA, S. Tênis para crianças : manual para pais, filhos e mestres / Suzana Silva ;

ilustrações de Valmir Frias. - São Paulo : Via Lettera, 2003

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo

Horizonte: Autêntica, 2003.

DARIDO, S. C. ; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para uma

prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DARIDO, S.C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2003.

FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos para grupos: recreação e aulas de educação física.

Petrópolis: Vozes, 2009

DANTAS, E. H. M. A prática de preparação física. 4 ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMERICAN SPORT EDUCATION PROGRAM.; MALVEZZI, M. (Trad.). Coaching Youth Tennis. Ensinando tênis para jovens. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999.

BALBINOTTI, C. O Ensino do Tênis: Novas Perspectivas de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Artmed, 2009.

SILVA, S. Tênis para crianças: manual para pais, filhos e mestres. São Paulo: Via Lettera, 2003.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CASTRO, M.; ISHIZAKI, M. T. Tênis - Aprendizagem e Treinamento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

DALCIM, J. N. Entenda o tênis. 1. ed. Editora: Tenisbrasil, 2009.

SAMULSKI, D. Treinamento Mental No Tênis - Como Desenvolver As Habilidades Mentais. 1. ed. São Paulo: Manole, 2012.

SKORODUMOVA, A. P. Tênis de campo: treinamento de alto nível. Guarulhos: Phorte, 2004.

TREUHERZ, R. M. Tênis - Técnicas e Táticas de Jogo. 1. ed. Editora Alaúde, 2005.