DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Esportes: Fundamentação Teórico Metodológica Código: 40-588 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Estudo dos diferentes níveis do processo de ensino aprendizagem dos esportes. Abordagens teóricas metodológicas, orientações conceituais e métodos de ensino. Planejamento e estruturação de atividades e tarefas relacionadas aos esportes.
2 OBJETIVOS Compreender e analisar o processo de aprendizagem dos esportes em diferentes níveis, as abordagens teórico metodológicas, conceitos e métodos de ensino para planejar e estruturar atividades e tarefas relacionadas aos esportes.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Aspectos pedagógicos dos esportes coletivos e individuais; A pedagogia do ensino do esporte e suas intervenções; A pedagogia do esporte e a complexidade; Pedagogia dos esportes e educação; As tarefas e os desafios da pedagogia dos esportes; O conceito de esporte plural; Conceitualização de esporte como parte dos temas estruturantes da cultura corporal de movimento; Classificação dos esportes sob o prisma das lógicas interna e externa; Abordagens e perspectivas pedagógicas dos esportes individuais e coletivos: Reconhecimento, valorização e respeito das histórias e culturas afro-brasileira, africana e indígena.
4 METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas com situações expositivo-dialogadas, trabalhos em grupos, seminários e estudos individuais. 5 AVALIAÇÃO Prova teórica; Prova prática; Seminários de apresentação.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA KROGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. Rio de Janeiro: Phorte, 2006. MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la educación física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea, 2001. OLIVEIRA, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto: Editora da FCDEF/UP, 1998.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BENTO, J. O. O outro lado do desporto. Porto: Campo das Letras, 1995. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: MEC, [s.d]. Disponível em: ?http://portal.mec.gov.br/cne/?. GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.). Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. DE ROSE JR, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. TAVARES, F. Estudo dos jogos desportivos: concepções, metodologias e instrumentos. Porto: Editora da FCDEF/UP, 1999.
|