URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Esportes: Fundamentação Teórico Metodológica

Código: 40-588

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Estudo dos diferentes níveis do processo de ensino aprendizagem dos esportes. Abordagens teóricas metodológicas, orientações conceituais e métodos de ensino. Planejamento e estruturação de atividades e tarefas relacionadas aos esportes.

 

2 OBJETIVOS

Compreender e analisar o processo de aprendizagem dos esportes em diferentes níveis, as abordagens teórico metodológicas, conceitos e métodos de ensino para planejar e estruturar atividades e tarefas relacionadas aos esportes.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Aspectos pedagógicos dos esportes coletivos e individuais;

A pedagogia do ensino do esporte e suas intervenções;

A pedagogia do esporte e a complexidade;

Pedagogia dos esportes e educação;

As tarefas e os desafios da pedagogia dos esportes;

O conceito de esporte plural;

Conceitualização de esporte como parte dos temas estruturantes da cultura corporal de movimento;

Classificação dos esportes sob o prisma das lógicas interna e externa;

Abordagens e perspectivas pedagógicas dos esportes individuais e coletivos: Reconhecimento, valorização e respeito das histórias e culturas afro-brasileira, africana e indígena.

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas com situações expositivo-dialogadas, trabalhos em grupos, seminários e estudos individuais.

5 AVALIAÇÃO

Prova teórica; Prova prática; Seminários de apresentação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KROGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. Rio de Janeiro: Phorte, 2006.

MOSSTON, M.; ASHWORTH, S. La enseñanza de la educación física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Hispano Europea, 2001.

OLIVEIRA, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto: Editora da FCDEF/UP, 1998.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENTO, J. O. O outro lado do desporto. Porto: Campo das Letras, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: MEC, [s.d]. Disponível em: ?http://portal.mec.gov.br/cne/?.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.). Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

DE ROSE JR, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

TAVARES, F. Estudo dos jogos desportivos: concepções, metodologias e instrumentos. Porto: Editora da FCDEF/UP, 1999.