Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS II A (HANDEBOL) Código: 40-584 Carga Horária: 60 horas Créditos: 04
EMENTA Estudo histórico-crítico do handebol. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras do handebol. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino do handebol.
OBJETIVOS
CONTEÚDO CURRICULAR Unidade 1 - Introdução ao Handebol: 1.1. Histórico e evolução do handebol. 1.2. Caracterização dos jogos esportivos coletivos. 1.3. Características específicas do handebol.
Unidade 2 - Metodologia do Ensino do Handebol: 2.1. Processo de ensino-aprendizagem esportiva. 2.2. Princípios e noções de progressões de aprendizagem. 2.3. Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas. 2.4. Abordagens pedagógicas do ensino do handebol.
Unidade 3 - Fundamentos Básicos e Sistemas Ofensivos e Defensivos do Handebol: 3.1 Fundamentos técnicos básicos de handebol. 3.2 Sistemas básicos de defesa e de ataque no handebol.
Unidade 4 - Regulamentação Básica do Handebol: 4.1. Noções das regras básicas e arbitragem do jogo de handebol.
Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento: 5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem o handebol enquanto conteúdo de ensino. 5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem o handebol enquanto conteúdo de ensino. 5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de jogos de handebol.
AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros) e autoavaliação.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA EHRET, A. et al. Manual de Handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002. GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.). Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. SIMÕES, A. C. Handebol Defensivo: conceitos técnicos e táticos. São Paulo: Phorte, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CURRELLI, J. J. Handebol: as regras, a técnica, a tática. Editora: Estampa, 1 ed, 1999. GRECO, P.J. E ROMERO, F. Manual de Handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012. MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. SANTOS, L. R. G. Handebol: 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. TENROLER, C. Handebol: teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
|