URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Código: 40-424

Carga Horária: 30h (teórica: 30h)                                

Créditos: 02

 

EMENTA

Abordagem de temas atuais na educação física, suas implicações para os profissionais de educação física, bem como as formas de intervenção e sua atualização no campo de trabalho.

 

OBJETIVOS

Possibilitar aos discentes a atualização em novas tendências da educação física. preparando-os para a entrada no mercado de trabalho.

Abordar temas da atualidade voltados à Educação Física.

Ampliar os conhecimentos em relação a área de intervenção.

Identificar as temáticas atuais na Educação Física.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Abordar temas da Educação Física que estão em voga tanto na mídia como entre a população.

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas e práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

HOFFMAN, S. J. e HARRIS, J. C. Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROCHA, P. E. C. P. Medidas e avaliação em ciências do esporte. 6. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAVALLARI, G. Manual de trekking & aventura. São Paulo: Kalapalo, 2008.

FRAGA, A. B. WACHS, F. (Org.). Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

MENDONÇA, M. E. Ginástica holística: história e desenvolvimento de um método de cuidados corporais. São Paulo: Summus, 2000.

ROBINSON, L. Exercícios inteligentes com pilates e yoga. 2.ed. São Paulo: Pensamento: 2005.

SCHWARTZ, G. M. (Org.). Aventuras na natureza: consolidando significados. Jundiaí: Fontoura, 2006.