URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Esportes de Aventura

Código: 40-419

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Esportes de aventura: classificação e perspectivas de intervenção. Fundamentação básica e vivência prática de diferentes esportes de aventura.

 

2 OBJETIVOS

Identificar e compreender os principais conceitos e significados que sustemtam a realização de esportes de aventura, dominando os princípios básicos e estruturando os processos de ensino-aprendizagem.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Ambiente e Ecologia: Idéias e Concepções

Concepções de ambiente, ecologia e natureza;

Relação homem-natureza;

Princípios básicos da educação ambiental.

Atividades Físicas na Natureza

Conceituação, classificação e tendências;

Impactos das atividades físicas de lazer e recreação ao ambiente natural;

Perspectiva educacional das atividades físicas na natureza;

Perspectiva de turismo das atividades físicas na natureza.

Atividades Físicas de Aventura na Natureza

Noções básicas e vivências práticas de atividades de caminhada em trilhas;

Noções básicas e vivências práticas de atividades de escalada;

Noções básicas e vivências práticas de atividades de mountaim bike;

Noções básicas e vivências práticas de atividades de corrida de orientação;

Noções básicas e vivências práticas de atividades de cavalgada;

Noções básicas e vivências práticas de atividades de canoagem.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo, vivências práticas e outros.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...) e autoavaliação.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 2003.

MOTA, J. Actividade física no lazer: reflexões sobre sua prática. Lisboa: Livros Horizonte, 1997.

PELEGRINI FILHO, A. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: Papirus, 2001.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRUHNS, H. O corpo parceiro e o corpo adversário. Campinas: Papirus, 2001.

CARVALHO, M. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2004.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002.

RUSCHMANN, D. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 2002.