DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Esportes de Aventura Código: 40-419 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Esportes de aventura: classificação e perspectivas de intervenção. Fundamentação básica e vivência prática de diferentes esportes de aventura.
2 OBJETIVOS Identificar e compreender os principais conceitos e significados que sustemtam a realização de esportes de aventura, dominando os princípios básicos e estruturando os processos de ensino-aprendizagem.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Ambiente e Ecologia: Idéias e Concepções Concepções de ambiente, ecologia e natureza; Relação homem-natureza; Princípios básicos da educação ambiental. Atividades Físicas na Natureza Conceituação, classificação e tendências; Impactos das atividades físicas de lazer e recreação ao ambiente natural; Perspectiva educacional das atividades físicas na natureza; Perspectiva de turismo das atividades físicas na natureza. Atividades Físicas de Aventura na Natureza Noções básicas e vivências práticas de atividades de caminhada em trilhas; Noções básicas e vivências práticas de atividades de escalada; Noções básicas e vivências práticas de atividades de mountaim bike; Noções básicas e vivências práticas de atividades de corrida de orientação; Noções básicas e vivências práticas de atividades de cavalgada; Noções básicas e vivências práticas de atividades de canoagem.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo, vivências práticas e outros. 5 AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo,...) e autoavaliação. |
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 2003. MOTA, J. Actividade física no lazer: reflexões sobre sua prática. Lisboa: Livros Horizonte, 1997. PELEGRINI FILHO, A. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: Papirus, 2001.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRUHNS, H. O corpo parceiro e o corpo adversário. Campinas: Papirus, 2001. CARVALHO, M. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 1999. GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2004. REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002. RUSCHMANN, D. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 2002.
|