URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Prática da Iniciação Esportiva

Código: 40-407

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Questões que envolvem a iniciação esportiva, por meio de abordagem teórico-prática para um processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Adaptação às técnicas de diferentes habilidades esportivas. Estudo de conceitos básicos relativos aos processos pedagógicos para o ensino do esporte nas suas diferentes formas de expressão, bem como, vários modelos de planejamento, métodos de ensino-aprendizagem-treinamento e relevância das interações pessoais envolvidas na aprendizagem das técnicas e na iniciação esportiva.

 

2 OBJETIVOS

Analisar e compreender os conceitos básicos da iniciação esportiva para aplicá-los no processo-ensino-aprendizagem-treinamento das diferentes manifestações esportivas considerando as interações pessoais na aprendizagem da técnica.

  

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

FASES E NÍVEIS DO RENDIMENTO ESPORTIVO

O sistema de formação esportiva. Componentes do Rendimento Esportivo.

Particularidades do desenvolvimento motor em cada fase e nível de rendimento.

O sistema de regulação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento.

Os processos de desenvolvimento: da aprendizagem motora ao treinamento técnico, do desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático.

 

DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS

Capacidades coordenativas: o treinamento dos analisadores e dos elementos de pressão (tempo, variabilidade, precisão, carga, organização, complexidade).

O desenvolvimento das habilidades técnicas: controle de força, tempo de passe, etc.

 

O JOGO COMO MEIO INSTRUMENTAL OPERATIVO

Do desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático.

O desenvolvimento das capacidades táticas: acertar o alvo, tirar vantagem, reconhecer espaços, transporte da bola, sair da marcação, se apresentar e receber, etc.

Metodologia moderna: método linear, posicional e situacional.

 

O JOGO BÁSICO EM CADA ESPORTE

Jogos para a Iniciação Tática.

Jogos para o Ensino-Aprendizagem da Técnica.

Jogos para o Ensino-Aprendizagem da Tática de grupo. Conceitos táticos básicos.

Do Jogo Informal ao Pré-desportivo. Jogos de Iniciação, Jogos Reduzidos, Jogos Aplicativos.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas e práticas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo aluno em atividades realizadas em aula, provas escritas e realização de tarefas (planejamentos, trabalhos em grupo).

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GAYA, A.; MARQUES, A.; TANI, GO (Org.). Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

GRECO, P.J.; BENDA, R (org.): Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte:UFMG. 1998.

SCHMIDT, R.A; WRISBERG, C.A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema . 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

APOLO, A. A criança e o adolescente no esporte: como deveria ser. São Paulo: Phorte, 2007.

KRÖGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.

MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. 3ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

PAES, R. R. ; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2005.

WEINECK, J. Biologia do esporte. Editora Manole. São Paulo. Brasil. 2005.