DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Metodologia do Ensino de Lutas I Código: 40-394 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Estuda as lutas enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, contextualizando-as histórica, social e culturalmente; buscando analisar e compreender criticamente este fenômeno, bem como vivenciar, estruturar e aplicar intervenções pedagógicas de cunho teórico-prático, considerando os diversos contextos sociais no qual o mesmo se insere.
2 OBJETIVOS Compreender e analisar criticamente as lutas enquanto manifestação da cultura coporal do movimento contextualizando-as histórica, social e culturalmente, estabelencendo relações teórico práticas considerando os diferentes contextos sociais de sua inserção.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Contextualização histórica e sócio-cultural das lutas: Aspectos sócio-culturais/filosóficos: Reconhecimento, valorização e respeito das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indigena. Origem e evolução histórica das lutas. Surgimento das manifestações de luta. Características culturais das práticas de luta. Processo de institucionalização, esportivização e expansão das lutas.
Fundamentação, organização e estruturação didático-metodológica do conteúdo de lutas. Conceito, Classificação e características gerais das lutas. Fundamentação pedagógica. Objetivos dos conteúdos de luta. Princípios para organização dos conteúdos. Etapas de ensino/sequênciação dos conteúdos. Procedimentos de ensino e avaliação. Elaboração e aplicação de unidades didáticas de ensino.
Vivência, análise e estruturação das atividades de luta não codificadas. Jogos de oposição/atividades de luta À grande distância À média distância Situações macro e micro-grupal Jogos de luta corpo a corpo Situações de luta com golpe Situações de luta com derrubada/imobilização/exclusão do espaço Situações de luta com toque por implemento
Introdução aos conhecimentos básicos sobre o Judô, o Karatê e a Capoeira. Surgimento e desenvolvimento do Karatê, do Judô e da Capoeira. Características específicas do Karatê, do Judô e da Capoeira. Vivência, análise e estruturação do processo de ensino-aprendizagem de elementos técnicos-táticos básicos do Karatê, do Judô e da Capoeira. A organização, a competição, a esportivização, e atualidades sobre o Karatê, o Judô e a Capoeira.
4 METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos: aulas expositivas; leituras, comentários e debates baseados em textos específicos; utilização de recursos áudio-visuais; técnicas de trabalhos em grupo; trabalhos de pesquisa; seminários; aulas práticas.
5 AVALIAÇÃO Serão avaliados: os conhecimentos teóricos/conceituais; a capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. Utilizar-se-á como instrumentos de avaliação: prova teórica e prática; fichas critério; trabalhos de pesquisa.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA KANO, J. Judô kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009. OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artemed, 2000. REID, H. O caminho do guerreiro: o paradoxo das artes marciais. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 2005.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: MEC, [s.d]. Disponível em: ?http://portal.mec.gov.br/cne/?. CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002. NAKAYAMA, M; CALLONI, E. L. Karatê dinâmico: instruções pelo mestre. 2. ed São Paulo: Cultrix, 2005. OTOSHI, C. Dicionário de artes marciais: Judô para crianças. 2. ed. Porto Alegre: Rígel, 1995. TEGNER, B. Guía completo de karate. Rio de Janeiro: Record, 2004. VIRGILIO, S. A arte do Judô: da faixa branca à faixa marrom. Porto Alegre: Rígel, 2000.
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