URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino de Lutas I

Código: 40-394

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Estuda as lutas enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, contextualizando-as histórica, social e culturalmente; buscando analisar e compreender criticamente este fenômeno, bem como vivenciar, estruturar e aplicar intervenções pedagógicas de cunho teórico-prático, considerando os diversos contextos sociais no qual o mesmo se insere.

 

2 OBJETIVOS

Compreender e analisar criticamente as lutas enquanto manifestação da cultura coporal do movimento contextualizando-as histórica, social e culturalmente, estabelencendo relações teórico práticas considerando os diferentes contextos sociais de sua inserção.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Contextualização histórica e sócio-cultural das lutas: Aspectos sócio-culturais/filosóficos: Reconhecimento, valorização e respeito das histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e indigena.

Origem e evolução histórica das lutas.

Surgimento das manifestações de luta.

Características culturais das práticas de luta.

Processo de institucionalização, esportivização e expansão das lutas.

 

Fundamentação, organização e estruturação didático-metodológica do conteúdo de lutas.

Conceito, Classificação e características gerais das lutas.

Fundamentação pedagógica.

Objetivos dos conteúdos de luta.

Princípios para organização dos conteúdos.

Etapas de ensino/sequênciação dos conteúdos.

Procedimentos de ensino e avaliação.

Elaboração e aplicação de unidades didáticas de ensino.

 

Vivência, análise e estruturação das atividades de luta não codificadas.

Jogos de oposição/atividades de luta

À grande distância

À média distância

Situações macro e micro-grupal

Jogos de luta corpo a corpo

Situações de luta com golpe

Situações de luta com derrubada/imobilização/exclusão do espaço

Situações de luta com toque por implemento

 

Introdução aos conhecimentos básicos sobre o Judô, o Karatê e a Capoeira.

Surgimento e desenvolvimento do Karatê, do Judô e da Capoeira.

Características específicas do Karatê, do Judô e da Capoeira.

Vivência, análise e estruturação do processo de ensino-aprendizagem de elementos técnicos-táticos básicos do Karatê, do Judô e da Capoeira.

A organização, a competição, a esportivização, e atualidades sobre o Karatê, o Judô e a Capoeira.

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos: aulas expositivas; leituras, comentários e debates baseados em textos específicos; utilização de recursos áudio-visuais; técnicas de trabalhos em grupo; trabalhos de pesquisa; seminários; aulas práticas.

 

5 AVALIAÇÃO

Serão avaliados: os conhecimentos teóricos/conceituais; a capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. Utilizar-se-á como instrumentos de avaliação: prova teórica e prática; fichas critério; trabalhos de pesquisa.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KANO, J. Judô kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009.

OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artemed, 2000.

REID, H. O caminho do guerreiro: o paradoxo das artes marciais. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: MEC, [s.d]. Disponível em: ?http://portal.mec.gov.br/cne/?.

CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002.

NAKAYAMA, M; CALLONI, E. L. Karatê dinâmico: instruções pelo mestre. 2. ed São Paulo: Cultrix, 2005.

OTOSHI, C. Dicionário de artes marciais: Judô para crianças. 2. ed. Porto Alegre: Rígel, 1995.

TEGNER, B. Guía completo de karate. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VIRGILIO, S. A arte do Judô: da faixa branca à faixa marrom. Porto Alegre: Rígel, 2000.