Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO EM ESPORTES I Código: 40-261 Carga Horária: 60 Créditos: 04
EMENTA Fundamentação técnico-tática da modalidade escolhida. Planejamento e organização do treinamento: periodização, controle e avaliação.
OBJETIVOS - Identificar o estágio de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil, bem como a sua difusão e expansão no mundo. - Distinguir as principais características das escolas da modalidade. - Aprofundar conhecimentos sobre a fundamentação técnico-tática na modalidade. - Estruturar o processo de treinamento da modalidade escolhida a partir do planejamento e organização das sessões de preparação física, técnica e tática. - Dominar conhecimentos sobre o controle e avaliação do treinamento na modalidade. - Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa sobre o processo de treinamento na modalidade escolhida.
CONTEÚDO CURRICULAR 1. Introdução a Modalidade Escolhida: 1.1. Características das escolas da modalidade escolhida; 1.2. Difusão e expansão da modalidade no Brasil e no mundo; 1.3. Estágio atual de desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Sul e Brasil. 2. Fundamentação Técnico-Tática: 2.1. Avaliação dos fundamentos técnico-táticos da modalidade; 2.2. Critérios de avaliação das ações táticas; 2.3. Sistemas ofensivos da modalidade; 2.4. Sistemas defensivos da modalidade. 3. Planejamento e Organização do Treinamento: 3.1. Periodização do treinamento na modalidade; 3.2. Sessões de preparação física, técnica, tática e psicológica na modalidade. 4. Controle e Avaliação do Treinamento: 4.1. Noções de sistemas de análise de jogo ("scouting"); 4.2. Métodos de observação do adversário e de elaboração de plano de jogo; 4.3. Controle do processo de treinamento; 4.4. Organização do caderno do treinador.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo, bem como a observação de sessões de treinamento da modalidade escolhida. AVALIAÇÃO A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARBANTI, V. et al. Esporte e Atividade Física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Manole. 2002. HERNANDES JÚNIOR, B. D. O. Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 2002. OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: FCDEF-UP, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DANTAS, E. A prática da preparação física. Rio de Janeiro: Shape, 1998. FOSS, M. L. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. GUARINO, M. Manual do técnico desportivo. São Paulo: Ícone, 1996. MESQUITA, I. Pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos colectivos. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. TUBINO, M. J. G. Metodologia científica do treinamento desportivo. São Paulo: Ibrasa, 1993.
|