URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DE ESPORTES INDIVIDUAIS II (NATAÇÃO)

Código: 40-241

Carga Horária: 60 horas (Teórica: 30h/Prática: 30h)

Créditos: 04

 

EMENTA

Estudo histórico-crítico da natação. Fundamentos técnicos dos nados, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da natação.

 

OBJETIVOS

Identificar aspectos marcantes da história e evolução da natação.

Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da natação a partir de progressões de exercícios e tarefas.

Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da natação.

Dominar os fundamentos técnicos básicos dos diferentes estilos de nados.

Aplicar noções básicas de regras e arbitragem da natação.

Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em natação.

Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos da natação enquanto conteúdo de ensino

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Unidade 1 - Introdução à Natação:

1.1.  Histórico e evolução da natação;

1.2.  Características específicas da natação;

1.3.  Adaptação ao meio líquido.

 

Unidade 2 - Metodologia do Ensino da Natação:

2.1.  Processo de ensino-aprendizagem dos nados;

2.2.  Princípios e noções de progressões de aprendizagem;

2.3.  Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas;

2.4.  Abordagens pedagógicas do ensino da natação.

 

Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica da Natação:

3.1.  Nado Crawl: técnica da pernada, braçada e respiração;

3.2.  Nado Costas: técnica da pernada, braçada e respiração;

3.3.  Nado Peito: técnica da pernada, braçada e respiração;

3.4.  Nado Borboleta: técnica da pernada, braçada e respiração;

3.5.  Noções de saídas e viradas.

 

Unidade 4 - Regulamentação Básica da Natação:

4.1.  Noções das regras básicas de natação;

4.2.   Noções de arbitragem da natação.

 

Unidade 5 – Atividades formativas de aplicação do conhecimento

5.1 – Elaboração de planejamentos que contemplem a natação enquanto conteúdo de ensino

5.2 – Aplicação de intervenções de cunho teórico prático que contemplem a natação enquanto conteúdo de ensino

5.3 – Reflexão e análise da intervenção na perspectiva da ação formativa. 

  

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivo-dialogadas, seminários, aulas práticas, bem como a observação e arbitragem de natação.

 

AVALIAÇÃO

 A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo) e autoavaliação.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1995.  

LIMA, W.U. Ensinando Natação. São Paulo: Phorte, 1999.

FARTO, E. R. Treinamento da Natação Competitiva: uma abordagem metodológica. São Paulo: Phorte, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRIES Jr, O. (Org.). Natação: treinamento técnico. Barueri: Manole, 2002.

HINES, E. Natação para Condicionamento Físico 60 sessões – Treinamento para velocidade, resistência e técnica. São Paulo: Manole, 2010.

GOMES, W.D.F. Natação: uma alternativa metodológica. Rio de Janeiro: Sprint,1995.

MASSAUD, M.G. Natação 4 nados: aprendizado e aprimoramento. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

MASSAUD, M. G. Natação para adultos. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.