Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: DIDÁTICA I

Código: 72-115

Carga Horária: 60h (teórica: 45 / prática: 15)

Créditos: 04

 

EMENTA:

Estudo das tendências pedagógicas e epistemológicas do fazer docente, formação do professor e suas relações com a concepção metodológica da ação docente, planejamento e avaliação da prática pedagógica.

 

OBJETIVOS:

Refletir sobre a contribuição histórica da didática na formação de professores, construindo referências teórico-metodológicas, que fundamentem o ato pedagógico em seu fazer cotidiano.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1) Evolução histórica da Didática

2) Formação do professor

3) Tendências pedagógicas e epistemológicas do fazer docente

4) Didática e metodologia da ação docente

5) Planejamento da prática educativa

6) Avaliação da prática educativa

 

METODOLOGIA:

Contribuir para a formação crítico-reflexiva do educador, confrontando teoria e prática. Neste aspecto, destaca-se a necessidade de um trabalho embasado na inserção histórico-social do educador no contexto onde a prática se concretiza. Para tanto, vários recursos serão utilizados no decorrer das aulas, como leituras individuais, leituras em grupo, pesquisas com professores, alunos e demais integrantes das comunidades educativas, pesquisas bibliográficas, seminários, leituras dirigidas, apresentações de trabalhos, produção textual entre outros.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação consistirá num processo permanente de reflexão acerca das competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento do ato pedagógico, utilizando os mais diversos instrumentos de avaliação, como produção textual, pesquisa, apresentação de trabalhos, provas, construção de planos, dentre outros.

 

BIBLIOGRÁFICA BÁSICA:

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G. (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

COMENIUS, J. A. Didática magna.São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FAZENDA, I. (org.). Práticas Interdisciplinares na Escola.São Paulo: Cortez, 1997.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 13.ed. São Paulo: Loyola, 1995.

MENEGOLA, M. e SANT ´ANA, I. M. Por que Planejar? Como Planejar? Rio de janeiro: Vozes, 2005.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica – primeiras aproximações. 7.ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Lições de Didática. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CANDAU, Vera Maria. (org.) A didática em Questão. 32. ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2011.

FELDMAN, Daniel. Ajudar a ensinar: relações entre didática e ensino. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 13.ed. São Paulo: Ed. Loyola, 1995.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAYS, Oswaldo Alonso. O trabalho Pedagógico: hipóteses de ação didática. Santa Maria: Palloti, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas – São Paulo: Papirus, 2008.

 

 

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