DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO Código: 70-910 Carga Horária: 60H Número De Créditos: 04
1. EMENTA: Estudo e análise do sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento e a Gestão Educacional.
2. OBJETIVOS: Compreender a gestão educacional, estabelecendo relações entre gestão, Projeto Político-Pedagógico, planejamento de ensino e a avaliação da gestão e da instituição escolar, a fim de compreender o processo educacional.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 Gestão educacional: paradigmas contemporâneos 3.2 Saberes da gestão democrática 3.3 Projeto político-pedagógico como instrumento da gestão democrática e da organização da instituição de ensino: possibilidades emancipatórias ou regulatórias
4. METODOLOGIA: A metodologia que será utilizada terá como base a ação-reflexão-ação. Dentro da concepção do conhecimento que seja também ação, podemos conceber e planejar atividades cujos objetivos não se limitem a descrição ou a avaliação, pois não basta descrever e avaliar, é preciso produzir ideias que antecipem o real ou que delineiem um ideal, para tanto, o uso da observação fundamental como metodologia. Além da investigação, visitas às escolas, elaboração de relatórios, leituras e debates, seminários, dentre outros.
5. AVALIAÇÃO: Os procedimentos de avaliação caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, como: avaliação mútua e permanente da prática educativa por professores e alunos, debates, apresentações de trabalhos, análise documental, provas, seminários, dentre outros.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 8 ed. São Paulo, Cortez, 2013. LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 5º Ed- Petrópolis, RJ: Vozes, 2006 VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
7. BIBLOGRAFIA COMPLEMENTAR: HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. 18ed. Campinas, SP: Papirus .2012. LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008. LÜCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Vol.VI, Série Cadernos de Gestão.Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar. Educador ou Gerente?. São Paulo: Cortez, 2015. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do projeto político-pedagógico:: Novos desafios a escola. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2012.
|