Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação

Código: 70-906

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

  

1. EMENTA

Introdução ao estudo da educação e das tecnologias. Compreensão do conceito tecnologia e tecnologias digitais. Contexto Cibercultural e formação de professores.

 

2. OBJETIVOS

Construir conhecimento acerca das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Educação, abordando referenciais que oportunizem saberes para a formação de professores acerca do tema em relação a educação.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Referenciais acerca da educação e das Tecnologias.

- Tecnologias e Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na escola

- Formação de professores e Tecnologias

- Cibercultura

- Abordagens metodológicas com as TDIC.

  

4. METODOLOGIA

As aulas serão teóricas, utilizando-se de diversas atividades de ensino e aprendizagem dentre elas: aulas expositivas e dialogadas, recursos audiovisuais, construção de mapas conceituais, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários. Outras abordagens serão tratadas com dinâmicas de grupos e estudos individuais e atividades coletivas. Estudos e socializações das abordagens metodológicas que envolvem as tecnologias digitais da informação e da comunicação. Para tanto, além das pesquisas, serão oportunizadas construções de aulas envolvendo as tecnologias digitais para os diferentes segmentos da formação do professor. Ensino híbrido com aulas on line, com o uso de um repositório de aprendizagem em que é submetido ao discente texto, atividade a ser descrita com seus estudos pessoais e ou, vídeo aula.

  

5. AVALIAÇÃO

O discente será avaliado por meio de provas teóricas e pelo desempenho nas demais atividades propostas como seminários, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, discussões em sala e construções de atividades que envolvem o uso das tecnologias digitais em sala de aula.

  

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, 34 1999.

LEVY, Pierre. Qué es lo virtual?. Barcelona: Paidos, 1998.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 1994-2002. 210p.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MORAES, Raquel de Almeida. Informática na Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LOLLINI, Paolo. Didática e computador: quando e como a informática na escola. São Paulo: Loyola, 1991.

CERUTTI, Elisabete; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Uma nova juventude chegou a universidade: e agora, professor. Curitiba: CRV, 2014. 94 p

CERUTTI, Elisabete; DUARTE, Manoelle Silveira (Org.). Educação e tecnologias : decifrando caminhos na pesquisa e no ensino. Frederico Westphalen-RS: Ed. URI, c2015. 101 p. ISBN 9788577961443. (Acesso digital)

RICHIT, Adriana (Organizadora). Tecnologias digitais em educação: perspectivas teóricas e metodológicas sobre formação e prática docente. Curitiba, PR: CRV, c2014. 163 p. ISBN 9788580429275.