70-736 – INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA Departamento de Ciências Humanas Carga Horária: 30h (Teórica: 30h) Créditos: 02
EMENTA Formação de professores e a qualificação da educação. Os saberes docentes e o ser professor. A escola enquanto espaço interdisciplinar de atuação docente.
OBJETIVO Oportunizar o contato com teóricos e estudiosos da formação e dos saberes docentes, permitindo construir fundamentos consistentes para o processo de ser professor.
CONTEÚDOS CURRICULARES 1 A formação do professor 2 Os saberes docentes. 3 O espaço escolar e a profissão professor. 4 Papel Social da escola e o compromisso com a formação humana
METODOLOGIA Possibilitar a fundamentação de um humano com conhecimento e competência de ser um profissional da educação. Serão desenvolvidas atividades como leituras, reflexões, análises de artigos e livros, além de pesquisas, seminários, elaboração e apresentação de trabalhos.
AVALIAÇÃO O processo avaliativo será contínuo, permanente e reflexivo, pautado pelos critérios constantes no regimento.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 11.ed São Paulo: Cortez, 2011. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2011.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas. Ijuí-RS: UNIJUÍ, 1998. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998. MARQUES, Mário Osório. Pedagogia. A ciência do educador. Ijuí-RS: Unijuí, 1990. MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2.ed Porto Alegre: ArtMed, 1997. 353 p SILVA, Carmem S. B. da. O curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
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