Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Introdução à Docência

Código: 70-736

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Formação de professores e a qualificação da educação. Os saberes docentes e o ser professor. A escola enquanto espaço interdisciplinar de atuação docente.

 

 

2. OBJETIVOS

- Oportunizar o contato com teóricos e estudiosos da formação e dos saberes docentes, permitindo construir fundamentos consistentes para o processo de ser professor.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- A formação do professor.

- Os saberes docentes.

- O espaço escolar e a profissão professor.

- Papel Social da escola e o compromisso com a formação humana

 

 

4. METODOLOGIA

Possibilitar a fundamentação de um humano com conhecimento e competência de ser um profissional da educação. Serão desenvolvidas atividades como leituras, reflexões, análises de artigos e livros, além de pesquisas, seminários, elaboração e apresentação de trabalhos.

 

 

5. AVALIAÇÃO

O processo avaliativo será contínuo, permanente e reflexivo, pautado pelos critérios constantes no regimento e nos objetivos conjugados à Disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 11.ed São Paulo: Cortez, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2011.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas. Ijuí-RS: UNIJUÍ, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

MARQUES, Mário Osório. Pedagogia. A ciência do educador. Ijuí-RS: Unijuí, 1990.

MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2.ed Porto Alegre: ArtMed, 1997. 353 p

SILVA, Carmem S. B. da. O curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.

 

 

 

 

 

 

Notícias do Curso

Ver todas