70-204 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO A Departamento de Ciências Humanas Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
EMENTA Estudo e reflexão da natureza e especificidade do trabalho educativo como forma de conhecimento e crítica da origem, lugar e função da educação e do educador comprometido com a humanização. Análise das principais correntes filosóficas que influenciam o pensamento pedagógico.
OBJETIVOS
CONTEÚDOS CURRICULARES - Cultura, educação e a formação da consciência - Filosofia e educação - Condicionantes da educação - Correntes em Filosofia da Educação - Educar para a cidadania - Contribuição na área cultural e artística (língua, religião, música, costumes, crenças, gastronomia) - Produtos culturais e suas implicações nas representações do índio (cinema, publicidade, telenovela, literatura) - Direitos humanos e democracia; - Direitos humanos e cidadania - Os direitos humanos e as liberdades civis e políticas - Os direitos humanos como linguagem emancipatória
METODOLOGIA O desenvolvimento da disciplina observará procedimentos metodológicos com a finalidade de desenvolver a reflexão, a problematização do mundo vivido, a análise do pensamento pedagógico à luz das correntes filosóficas, o debate na perspectiva de um processo social emancipador.
AVALIAÇÃO A avaliação constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades, entre as quais, compreensão e visão ampla do papel do educador frente aos desafios da sociedade global, demonstração de consciência crítica e inserção pela práxis à luz da problematização das correntes do pensamento filosófico.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICACHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo cidadania. São Paulo: FTD, 1994.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993. EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista: Editora Boitempo, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977. TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: escola progressiva ou transformação da escola. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
|