Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Filosofia da Educação A

Código: 70-204

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Estudo e reflexão da natureza e especificidade do trabalho educativo como forma de conhecimento e crítica da origem, lugar e função da educação e do educador comprometido com a humanização. Análise das principais correntes filosóficas que influenciam o pensamento pedagógico.

 

 

2. OBJETIVOS

Conhecer as correntes filosóficas que fundamentam o pensamento pedagógico. Instrumentalizar o aluno do conhecimento que o possibilite compreender a estrutura educativa do ser humano. Desafiar o aluno a uma compreensão dos fenômenos educacionais que o cercam. Possibilitar uma visão crítica e uma ação mais efetiva na escola e na sociedade.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Cultura, educação e a formação da consciência

- Filosofia e educação

- Condicionantes da educação

- Correntes em Filosofia da Educação

- Educar para a cidadania

 

 

4. METODOLOGIA

O desenvolvimento da disciplina observará procedimentos metodológicos com a finalidade de desenvolver a reflexão, a problematização do mundo vivido, a análise do pensamento pedagógico à luz das correntes filosóficas, o debate na perspectiva de um processo social emancipador.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades, entre as quais, compreensão e visão ampla do papel do educador frente aos desafios da sociedade global, demonstração de consciência crítica e inserção pela práxis à luz da problematização das correntes do pensamento filosófico.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo cidadania. São Paulo: FTD, 1994.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista: Editora Boitempo, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: escola progressiva ou transformação da escola. 6.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas