DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Educação Física, Esporte e Lazer: Organização e Gestão Código: 40-742 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1 EMENTA Estudos, debates, aplicação prática. Análise das atuais políticas públicas de educação física, esporte e lazer. Funcionamento, operacionalização, administração e gerenciamento do desporto e do lazer nos diversos ramos de abrangência e aplicação profissional. Conhecimento básico sobre organização e gestão voltadas à área de Educação Física e Esportes. Elaboração de projetos esportivos. Conhecimento da legislação esportiva.
2 OBJETIVOS Apresentar conceitos e aplicações práticas da gestão para serviços na área do esporte e do exercício físico;
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Administração Esportiva (políticas, fundamentos, filosofia e concepção); Administração Estratégica (planejamento, definição de objetivos, formação de equipes de trabalho, processo de avaliação); Legislação esportiva; Política pública no esporte; Elaboração e planejamento de projetos em esporte; Captação de recursos para Projetos em Esporte; Controle e acompanhamentos de projetos; Prognóstico, execução e avaliação de projetos esportivos. Contextualização dos eventos esportivos; Conceito, definição e classificação de eventos esportivos; Planejar um evento esportivo e as necessidades sociais; Análise e diagnóstico dos eventos esportivos; Organizar a inter-relação dos recursos humanos, físicos, financeiros e materiais para execução de um evento; Indústria do esporte Organização de eventos esportivos Organização de torneios esportivos Empreendedorismo Profissionalismo (direção, processo decisório e liderança).
4 METODOLOGIA A disciplina visa a participação, individual e em grupo, em um processo de reflexão e desenvolvimento, a partir de leituras, análise de texto e de atividades práticas. Os conteúdos de estudo servirão de fundamento para o desenvolvimento das discussões e análises em aula, e ou produção de trabalhos escritos. Serão estabelecidas relações com práticas administrativas do esporte, para analisar objetivos e conteúdos trabalhados.
5 AVALIAÇÃO - A avaliação do processo de conhecimento será contínua e processual, com diagnóstico, acompanhamento, revisão e análise do desempenho; - A avaliação terá como critérios: frequência mínima; participação efetiva e relevante nas atividades propostas; atendimento aos critérios de organização, produção e apresentação de trabalhos (leituras prévias, empenho pessoal, compromissos e combinações assumidas para desenvolvimento dos estudos e respectivos prazos de entrega); - A avaliação será formalizada por meio de observações, registros, análise de frequência e atividades realizadas: experiências práticas (visitas, entrevistas e registros de dinâmica de gestão administrativa), produção textual, comunicações em aula, autoavaliação e avaliação da disciplina; - A avaliação será pautada pelos critérios constantes do regimento e pelos critérios expressos acima e nos objetivos e compatíveis com a metodologia da disciplina. |
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARREIRO, E. A. Educação Física no Ensino Superior: Gestão da Educação Física e do Esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. DINIZ, A. Líder do Futuro – A transformação em Líder Coach. 1. ed. São Paulo: Espaço Editorial, 2010. ROCHE, F. P. Gestão Desportiva - Planejamento Estratégico nas Organizações Desportivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Artmed, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOOG, G. O. Desafio da Competência. São Paulo: Editora Best Seller, 2004. FACULDADE INTEGRADA CASTELO BRANCO. Organização de competições: torneios e campeonatos. 20. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002. DRUCKER, P. F. (Org.). O líder do futuro. São Paulo: Futura, 2003. PETERS, T. O Círculo da Inovação: você não deve evitar o caminho para o seu sucesso. São Paulo: Harbra, 1998. PITTS, B. G.; STOTLAR, D. Fundamentos do Marketing Esportivo. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2002.
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