Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Educação Física, Esporte e Lazer: Organização e Gestão

Código: 40-742

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

 

1 EMENTA

Estudos, debates, aplicação prática. Análise das atuais políticas públicas de educação física, esporte e lazer. Funcionamento, operacionalização, administração e gerenciamento do desporto e do lazer nos diversos ramos de abrangência e aplicação profissional. Conhecimento básico sobre organização e gestão voltadas à área de Educação Física e Esportes. Elaboração de projetos esportivos. Conhecimento da legislação esportiva.

 

 

2 OBJETIVOS

Apresentar conceitos e aplicações práticas da gestão para serviços na área do esporte e do exercício físico;

  • Desenvolver atividades teórico-práticas acerca das políticas, filosofia, concepção e gerenciamento da área da Educação Física, Esportes e Lazer;
  • Oportunizar o conhecimento, interpretação e empregar os princípios gerais da Administração relacionando-os com a administração de Educação Física, Esportes e Lazer;
  • Conhecer e exercitar práticas da gestão esportiva. Análise da estrutura organizacional/administrativa de entidades públicas e privadas ligadas à Educação Física, Esportes e Lazer;
  • Propor soluções para os problemas apresentados e alternativas administrativas e organizacionais à Educação Física, Esportes e Lazer;
  • Exercitar a elaboração de projetos na área do Esportes e Lazer.
  • Conhecer a legislação esportiva;
  • Conhecer os processos de desenvolvimento de política pública na área do esporte e lazer

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Administração Esportiva (políticas, fundamentos, filosofia e concepção);

Administração Estratégica (planejamento, definição de objetivos, formação de equipes de trabalho, processo de avaliação);

Legislação esportiva;

Política pública no esporte;

Elaboração e planejamento de projetos em esporte;

Captação de recursos para Projetos em Esporte;

Controle e acompanhamentos de projetos;

Prognóstico, execução e avaliação de projetos esportivos.

Contextualização dos eventos esportivos;

Conceito, definição e classificação de eventos esportivos;

Planejar um evento esportivo e as necessidades sociais;

Análise e diagnóstico dos eventos esportivos;

Organizar a inter-relação dos recursos humanos, físicos, financeiros e materiais para execução de um evento;

Indústria do esporte

Organização de eventos esportivos

Organização de torneios esportivos

Empreendedorismo

Profissionalismo (direção, processo decisório e liderança).

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina visa a participação, individual e em grupo, em um processo de reflexão e desenvolvimento, a partir de leituras, análise de texto e de atividades práticas. Os conteúdos de estudo servirão de fundamento para o desenvolvimento das discussões e análises em aula, e ou produção de trabalhos escritos. Serão estabelecidas relações com práticas administrativas do esporte, para analisar objetivos e conteúdos trabalhados.

 

 

5 AVALIAÇÃO

- A avaliação do processo de conhecimento será contínua e processual, com diagnóstico, acompanhamento, revisão e análise do desempenho;

- A avaliação terá como critérios: frequência mínima; participação efetiva e relevante nas atividades propostas; atendimento aos critérios de organização, produção e apresentação de trabalhos (leituras prévias, empenho pessoal, compromissos e combinações assumidas para desenvolvimento dos estudos e respectivos prazos de entrega);

- A avaliação será formalizada por meio de observações, registros, análise de frequência e atividades realizadas: experiências práticas (visitas, entrevistas e registros de dinâmica de gestão administrativa), produção textual, comunicações em aula, autoavaliação e avaliação da disciplina;

- A avaliação será pautada pelos critérios constantes do regimento e pelos critérios expressos acima e nos objetivos e compatíveis com a metodologia da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARREIRO, E. A. Educação Física no Ensino Superior: Gestão da Educação Física e do Esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

DINIZ, A. Líder do Futuro – A transformação em Líder Coach. 1. ed. São Paulo: Espaço Editorial, 2010.

ROCHE, F. P. Gestão Desportiva - Planejamento Estratégico nas Organizações Desportivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Artmed, 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOOG, G. O. Desafio da Competência. São Paulo: Editora Best Seller, 2004.

FACULDADE INTEGRADA CASTELO BRANCO. Organização de competições: torneios e campeonatos. 20. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

DRUCKER, P. F. (Org.). O líder do futuro. São Paulo: Futura, 2003.

PETERS, T. O Círculo da Inovação: você não deve evitar o caminho para o seu sucesso. São Paulo: Harbra, 1998.

PITTS, B. G.; STOTLAR, D. Fundamentos do Marketing Esportivo. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2002.