Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Educação Física Escolar

Código: 40-741

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Estudo da natureza, propósitos, significados da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais. Características, necessidades e prioridades da criança de Educação Infantil e Anos Iniciais. Conceitos de criança e infância. Análise dos espaços e da cultura lúdica com ênfase nas possibilidades participativas, críticas e expressivas e do desenvolvimento integral. Planejamento, orientação, organização, desenvolvimento e avaliação do componente curricular e da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Oportunizar espaço de construção, debates e reflexões sobre a importância da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Relacionar os pressupostos teóricos ao desenvolvimento integral da criança em idade escolar, propondo e construindo ações práticas de intervenção;
  • Orientar o planejamento e organização curricular do componente Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais;
  • Elaborar estratégias de avaliação para o componente Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais.
  • Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em Educação Física Escolar.
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos em Educação Física na Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Diretrizes norteadoras da Educação Infantil: objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, definições, concepção, princípios, proposta pedagógica, organização do tempo, espaço, materiais e avaliação;

O corpo, gesto e movimento na Educação Infantil como campo de experiências;

Características gerais das diferentes etapas do desenvolvimento infantil e a transição para o ensino fundamental;

A Educação Física escolar nos Anos Iniciais: brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; danças, lutas e práticas corporais de aventura;

Planejamento em Educação Infantil e Anos Iniciais: seleção e organização das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e das habilidades;

Plano de unidade e plano de aula.

 

 

4 METODOLOGIA

O trabalho pedagógico deve ter como pressupostos a indissociabilidade entre investigação e ensino e entre teoria e prática - a prática sendo informada pela teoria, de forma concomitante, sendo por ela informada, e, o diálogo como elemento mediador da produção e validação de conhecimentos:

Exposições, leituras, debates, atividades individuais e grupais;

Produção de textos visando o apoio à formação, de modo a sistematizar os estudos, pesquisas e resultado de experiências construídas durante o desenvolvimento da disciplina;

Reflexão sobre o desenvolvimento das ações.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será paralela a qualquer atividade realizada e serão relevantes as observações das seguintes questões: evolução das aprendizagens dos alunos; evolução da relação professor-aluno.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DARIDO, S. D.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LE BOULCH, J. A. Educação pelo Movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre, RS: Artmed,1988.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CABRAL, S. V. Educar vivendo o corpo e o grupo na escola. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artes Medicas, 1988.

FREIRE, J. B. O Jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2003.

HUIZINGA, J. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LLEIXA ARRIBA, T. Educação Física de três a oito anos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

 

 

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