DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Educação Física Escolar Código: 40-741 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Estudo da natureza, propósitos, significados da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais. Características, necessidades e prioridades da criança de Educação Infantil e Anos Iniciais. Conceitos de criança e infância. Análise dos espaços e da cultura lúdica com ênfase nas possibilidades participativas, críticas e expressivas e do desenvolvimento integral. Planejamento, orientação, organização, desenvolvimento e avaliação do componente curricular e da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Diretrizes norteadoras da Educação Infantil: objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, definições, concepção, princípios, proposta pedagógica, organização do tempo, espaço, materiais e avaliação; O corpo, gesto e movimento na Educação Infantil como campo de experiências; Características gerais das diferentes etapas do desenvolvimento infantil e a transição para o ensino fundamental; A Educação Física escolar nos Anos Iniciais: brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; danças, lutas e práticas corporais de aventura; Planejamento em Educação Infantil e Anos Iniciais: seleção e organização das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e das habilidades; Plano de unidade e plano de aula.
4 METODOLOGIA O trabalho pedagógico deve ter como pressupostos a indissociabilidade entre investigação e ensino e entre teoria e prática - a prática sendo informada pela teoria, de forma concomitante, sendo por ela informada, e, o diálogo como elemento mediador da produção e validação de conhecimentos: Exposições, leituras, debates, atividades individuais e grupais; Produção de textos visando o apoio à formação, de modo a sistematizar os estudos, pesquisas e resultado de experiências construídas durante o desenvolvimento da disciplina; Reflexão sobre o desenvolvimento das ações.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será paralela a qualquer atividade realizada e serão relevantes as observações das seguintes questões: evolução das aprendizagens dos alunos; evolução da relação professor-aluno.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DARIDO, S. D.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. LE BOULCH, J. A. Educação pelo Movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre, RS: Artmed,1988.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CABRAL, S. V. Educar vivendo o corpo e o grupo na escola. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artes Medicas, 1988. FREIRE, J. B. O Jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2003. HUIZINGA, J. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. LLEIXA ARRIBA, T. Educação Física de três a oito anos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
|