Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino dos Esportes de Combate A

Código: 40-740

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Estudo das manifestações da cultura corporal de movimento dos diferentes esportes de combate, nas dimensões históricas, sócio-culturais, técnico-táticas e o processo de ensino aprendizagem, bem como as temas atuais e relacionados a produção científica.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Conhecer os aspectos histórico e culturais relativo ao desenvolvimento e expansão das manifestações de esportes de combate na realidade brasileira.
  • Diferenciar e comparar os aspectos culturais e técnicos que implicam no desenvolvimento de planejamentos didáticos em aulas e treinos de artes marciais e lutas ou esportes de combate.
  • Analisar, vivenciar, compreender e estruturar metodologicamente o processo de ensino aprendizagem nas modalidades estudadas, traçando um comparativo entre esportes de combate olímpicos e artes marciais não esportivizadas.
  • Fomentar mediante atividades acadêmicas de pesquisa a aquisição e a elaboração de conhecimentos relativos aos esportes de combate enquanto possibilidade cultural de se desenvolver e adquirir saúde e qualidade de vida.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE 1 - Dimensão histórica e cultural.

1.1. Surgimento, desenvolvimento e expansão.

1.2. Configurações (estilos) e atualidades.

1.3. Relacionar e diferenciar artes marciais de lutas e esportes de combate

1.4.Conceituar os principais aspectos socioculturais/filosóficos relacionando com a realidade social e cultural atual.

 

UNIDADE 2 - Dimensão técnico-tática e regulamentar

2.1. Características específicas

2.2. Elementos técnico-táticos

2.2.1. Classificação das técnicas

2.2.2. Características táticas

2.3. Rituais e procedimentos regulamentares

2.4 Dimensão metodológica do processo de ensino-aprendizagem

     2.4.1. Etapas de ensino/características

     2.4.2. Métodos de ensino

     2.4.3. Orientações didático-metodológicas

     2.4.4. Princípios da iniciação esportiva e treinamento aplicado à modalidade

     2.4.5. Sequências pedagógicas de ensino

 

UNIDADE 3 - Os esportes de combate na promoção da saúde

    3.1. Características da promoção da saúde na atualidade

    3.2. Possibilidades de inserir os esportes de combates na promoção da sáude

    3.3. Principais qualidades psico-físicas que os esportes de combate otimizam

    3.4. Elaborar programas de atividades físicas que promovam saúde através dos esportes de combate

 

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas teórico-práticas

Utilização de recursos audiovisuais e tecnológicos

Técnicas de trabalhos em grupo, pesquisas e apresentações em seminários

Oficinas e visitas de campo de diferentes formas de artes marciais e esportes de combate.

 

 

5 AVALIAÇÃO

Serão avaliados: os conhecimentos teóricos/conceituais; A capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; Conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. A avaliação será feita a partir de dois módulos: Módulo 1: Avaliação Teórica 1 e Módulo 2: Avaliação Teórica 2.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARTAXO, C.A. Jogos de Combate: Atividades recreativas e psicomotoras. Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes, 2011.

FRANCHINI, E. Judô: desempenho competitivo. Barueri: Manole, 2001.
REID, H.; CROUCHER, O caminho do guerreiro: o paradoxo das Artes Marciais. 3ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002.

KANO, J. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009.

NAKAYAMA, M; CALLONI, E. L. Karatê dinâmico: instruções pelo mestre. 2.ed São Paulo: Cultrix, 2005.

OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referenciais curriculares do estado do Rio Grande do Sul: ciências da natureza e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, 2009. 122 p. (Lições do Rio Grande)

 

Notícias do Curso

Ver todas