Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Metodologia do Ensino dos Esportes de Combate

Código: 40-737

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Estuda os esportes de combate enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, contextualizando-as histórica, social e culturalmente. Abordagem dos esportes de combate presentes no contexto comunitário, regional, brasileiro e de diversos países do mundo.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Estudar as características gerais, próprias das lutas, considerando o âmbito da motricidade, da cognição e os aspectos socioafetivos envolvidos.
  • Adquirir conhecimento histórico e sociocultural relativo ao surgimento, desenvolvimento, expansão e atualidades, das lutas, nas suas diversas configurações e contextos sociais.
  • Refletir e fundamentar pedagogicamente o entendimento das lutas enquanto conteúdo de ensino na Educação Física.
  • Vivenciar e refletir sobre abordagens metodológicas empregadas na iniciação aos esportes de combate.
  • Vivenciar, compreender e estruturar metodologicamente a abordagem pedagógica dos esportes de combate.
  • Desenvolver e aplicar unidades didáticas que contemplem as atividades de luta enquanto conteúdo de ensino.
  • Estimular a pesquisa em temáticas relativas aos esportes de combate.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade 1 - Contextualização histórica e sócio-cultural das lutas:

Lei nº. 10.639/2003 e Parecer CNE/CP3/2004, Educação das Relações Étnico-Raciais.

Lei nº. 11.645 de 10/03/2008; Res. CNE/CP nº 1, de 17de julho de 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais pra Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Origem e evolução histórica das lutas;

Surgimento das manifestações de luta;

Características culturais das práticas de luta;

Processo de institucionalização, esportivização e expansão das lutas.

Unidade 2 - Fundamentação, organização e estruturação didático-metodológica do conteúdo dos esportes de combate:

Conceito, Classificação e características gerais das lutas;

Fundamentação pedagógica;

Objetivos dos conteúdos dos esportes de combate;

Princípios para organização dos conteúdos;

Etapas de ensino e sequência dos conteúdos;

Procedimentos de ensino e avaliação;

Elaboração e aplicação de unidades didáticas de ensino.

 

Unidade 3 - Vivência, análise e estruturação das atividades de luta não codificadas:

3.1. Jogos de oposição/atividades de luta:

A grande distância;

A média distância;

Situações macro e micro-grupal;

3.2. Jogos de luta corpo a corpo:

Situações de luta com golpe;

Situações de luta com derrubada/imobilização/exclusão do espaço;

Situações de luta com toque por implemento.

 

 

4 METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos:

Aulas expositivas;

Leituras, comentários e debates baseados em textos específicos;

Utilização de recursos audiovisuais;

Técnicas de trabalhos em grupo;

Trabalhos de pesquisa;

Seminários;

Aulas práticas.

 

 

5 AVALIAÇÃO

Serão avaliados: os conhecimentos teórico-conceituais; a capacidade técnico-tática de execução dos fundamentos estudados; conhecimento referente ao processo metodológico de ensino; a participação ativa do aluno em todo o processo de estudo desencadeado na disciplina. Utilizar-se-á como instrumentos de avaliação: prova teórica e prática; fichas e trabalhos de pesquisa.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SANTOS, S.L.C. Jogos de Oposição: O ensino das lutas na escola. São Paulo: Phorte, 2012.

CARTAXO, C.A. Jogos de Combate: Atividades recreativas e psicomotoras. Teoria e Prática. Petrópolis: Vozes, 2011.

REID, H.; CROUCHER. O caminho do guerreiro: o paradoxo das Artes Marciais. 3ª ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. Rio de Janeiro: Record, 2002.

KANO, J. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2009.

NAKAYAMA, M; CALLONI, E. L. Karatê dinâmico: instruções pelo mestre . 2.ed São Paulo: Cultrix, 2005.

OLIVIER, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referenciais curriculares do estado do Rio Grande do Sul: ciências da natureza e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, 2009. 122 p. (Lições do Rio Grande).

 

 

Notícias do Curso

Ver todas