Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio A

Código: 40-735

Carga Horária: 135h

Número de Créditos: 09

 

 

1 EMENTA

Estágio de aplicação de conhecimentos, sob orientação e supervisão docente, na disciplina de Educação Física no Ensino Médio, compreendendo a elaboração de planejamentos didáticos, realização/docência de aulas, discussão dos resultados do trabalho e relatório de Estágio.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Contribuir na formação didático-pedagógica do estudante para que possa desempenhar, de forma consciente e espontânea, as funções de professor de Educação Física no Ensino Médio.
  • Realizar estudos individuais em conteúdos específicos da Educação Física no Ensino Médio, de acordo com o interesse de aprofundamento do estudante.
  • Oportunizar a vivência de situações de estágio, de aplicação de conhecimentos na disciplina de Educação Física no Ensino Médio, em Instituições de Ensino, situadas na região de abrangência da Universidade.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade 1 - Planejamento do Estágio em Educação Física no Ensino Médio:

1.1 Diagnóstico institucional/escola da disciplina de Educação Física no Ensino Médio;

1.2 Elaboração de planejamento pedagógico da disciplina de Educação Física;

1.3 Estudos individuais aplicados à disciplina de Educação Física.

 

Unidade 2 - Realização de Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio:

2.1 Atividades de observação pedagógica de aulas de Educação Física da turma escolhida;

2.2 Atividades de participação conjunta nas aulas de Educação Física da turma escolhida;

2.3 Atividades de docência (organização e gestão) de aulas de Educação Física na turma escolhida.

 

Unidade 3 - Relatório das Atividades de Estágio:

1.1 Encontros de orientação e discussão das situações de estágio;

1.2 Seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através da realização de Estágio Supervisionado, aulas expositivas-dialogadas, encontros de orientação pedagógica, discussão das situações de estágio e seminários.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de planejamento, realização e relatório de estágio, bem como na participação nos encontros de orientação, discussão do estágio e do seminário de apresentação dos relatórios de estágio.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NEIRA, M. G. Educação Física – Desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2006.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2004.

BORSARI, J. R. et al. Educação Física da pré-escola à universidade: planejamento, programas e conteúdos. São Paulo: EPU, 1980.

FAZENDA, I. C. A. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 2005.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas