Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Oficina de Experiência Docente G

Código: 40-734

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em dança sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Auxiliar no processo formativo do estudante e na sensibilização para as atividades didático-pedagógicas a partir da articulação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos específicos da dança;
  • Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos da dança a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino.
  • Vivenciar experiências de ensino da dança mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da docência estabelecendo a relação teórico pratica;

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Unidade 1- Experiências de Ensino de dança:

- Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de dança;

- Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da dança;

- Planejamento didático de conteúdos da dança;

- Estudos individuais aplicados à dança.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática de ensino, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AEBLI, H. Prática de Ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2011.

DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAGGIO, K. F. Arte do movimento na transformação pessoal. Erechim: EdiFAPES, 2002.

DANTAS, M. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre, RS: UFRGS, 1999.

FERREIRA, S. (Org.). O Ensino das artes: construindo caminhos. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

MOREIRA, E. C. (Org.). Educação física escolar: propostas e desafios II. Jundiaí: Fontoura, 2004.

VERDERI, É. B. L. P. Dança na Escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas