DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Educação Inclusiva A Código: 40-733 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA Compreender e significar a cultura corporal de movimento na perspectiva da inclusão das múltiplas deficiências em espaços educativos formais, não-formais e informais. Instrumentalizar e subsidiar aportes teórico-práticos para o desenvolvimento de ações inclusivas no âmbito das práticas corporais adaptadas. Incentivar a pesquisa e adaptação dos espaços, dos procedimentos nas diferentes alterações funcionais das deficiências.
2 OBJETIVOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Aspectos históricos e legais em educação inclusiva; Principais deficiências, conceituação, tipologia e alterações; Significados em educação física inclusiva; Lei Nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Origem e evolução do esporte adaptado; Classificação das deficiências no esporte adaptado; Características dos principais esportes adaptados (funcionamento e regras) Os Jogos Paralímpicos: características, estrutura e funcionamento; O Comitê Paralímpico Internacional e Brasileiro; As práticas corporais adaptadas às deficiências.
4 METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas de forma expositivo-dialogada com a inclusão de atividades teóricas e práticas.
5 AVALIAÇÃO A avaliação do aluno e da disciplina será feita através da realização de provas teóricas e práticas bem como, campos de observação.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ADAMS, R. C., DANIEL, A. N., MCCUBBIN, J. A., & RULLMAN, L. Jogos, esportes e exercícios para o deficiente físico. Tradução: Ângela G. Marx. São Paulo: Editora Manole Ltda, 1985. DUARTE, E. e LIMA, S. Atividade física para pessoas com necessidades especiais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2003. SOLER, R. Educação física inclusiva na escola: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAGATINI, V. F. Psicomotricidade para deficientes. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzato, 1992. BRITO, L. (Org.). Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2008. COSTA, R.F.da, GORGATTI, M.G. (ORG). Atividade Física Adaptada. 3 ed. Porto Alegre:Manole, 2013. RIBAS, J. B. C. O que são pessoas deficientes. São Paulo: Brasiliense, 1993. WINNICK, G. Adapted physical education. Champaign, Illinois: Human Kinects, 1994.
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