Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Educação Física - Licenciatura
 

PLANO DE ENSINO

Departamento: Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA

Código:   40-732                               

Carga Horária: 60 h (Teórica: 30h/Prática: 30h)                                       

Créditos: 04

 

EMENTA

Atividades físicas de aventura compreende o estudo do Planejamento, organização e prática de Esportes Radicais, Esportes de Aventura, não Formais e Atividades Físicas na Natureza, buscando através da interação com o meio o desenvolvimento de uma consciência ecológica. Identificação de métodos de ensino e aprendizagem de técnicas específicas para cada um destes esportes.

 

OBJETIVOS

• Contribuir na formação de profissionais de Educação Física qualificados para intervir, acadêmica e profissionalmente, na orientação e ensino de atividades ligadas à natureza e à aventura em diferentes instituições, por intermédio de diferentes manifestações e expressões do movimento humano.

• Identificar os principais conceitos e significados que sustentam a realização de

• Atividades físicas de aventura;

• Compreender os princípios básicos de educação ambiental;

• Estruturar o processo de ensino-aprendizagem de atividades físicas de aventura no ensino da Educação Física;

• Distinguir as formas e perspectivas de realização das atividades físicas de aventura;

• Aplicar noções básicas na vivência prática das atividades físicas de aventura;

• Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em

• Atividades físicas de aventura.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

Unidade 1 - Ambiente e Ecologia: ideias e concepções – Lei nº 9705/99, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4281, de 25 de junho de 2002 – Políticas de Educação Ambiental.

• Concepções de ambiente, ecologia e natureza.

• Relação homem-natureza.

• Princípios básicos da educação ambiental.

 

Unidade 2 -Atividades Físicas de Aventura:

• Conceituação, classificação e tendências.

• Impactos das atividades físicas ao ambiente natural.

• Perspectiva educacional das atividades físicas de aventura.

• Perspectiva de turismo das atividades físicas de aventura.

 

Unidade 3 -Noções básicas e vivências práticas de Atividades Físicas de Aventura: Esportes Radicais, Esportes de Aventura, não Formais e Atividades Físicas na Natureza.

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas-dialogadas, seminários, aulas práticas, trabalhos em grupo, vivências práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas, realização de tarefas (fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo).

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERNADES, L.A. Atividades e Esportes de Aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013.

CAVALLARI, G. Manual de Trekking e Aventura. São Paulo: Ed. Kalapalo, 2008.

ROMANINI, V. UMEDA, M. Esportes de Aventura ao seu alcance. São Paulo: Ed. Bei, 2002.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, M. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 5º ed., 2005.

PELEGRINI FILHO, A. Ecologia, cultura e turismo. Campinas: Papirus, 2001.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002.

RUSCHMANN, D. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus, 2002.

 

 

Fique por dentro

Ver mais