Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Saúde e Atividade Física

Código: 40-731

Carga Horária: 45h

Número de Créditos: 03

 

 

1 EMENTA

Estilo de vida, aptidão física e saúde. Fatores motivacionais para um estilo de vida ativo, indicadores epidemiológicos da atividade física relacionado à saúde e programas de promoção de saúde pública.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Proporcionar a aquisição de conhecimentos e a compreensão dos conceitos associados à prática regular de atividades físicas e outros fatores do estilo de vida, e sua relação com a saúde e a qualidade de vida de todos os indivíduos.
  • Identificar os diversos indicadores de qualidade de vida, em particular aqueles referentes ao estilo de vida.
  • Apresentar e discutir evidências recentes da relação atividade física - aptidão física - saúde.
  • Analisar os aspectos socioambientais, hereditários e do estilo de vida relacionando a qualidade de vida.
  • Discutir as intervenções profissionais que provocam hábitos de vida mais ativos, com redução dos riscos de doenças hipocinéticas.
  • Refletir sobre a Educação Física como uma via de Educação para a Saúde.
  • Discutir as bases para um estilo de vida ativo.
  • Organizar o processo de intervenção e aplicar os conhecimentos de saúde e atividade física.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Atividade física e qualidade de vida: fatores hereditários, socioambientais e do estilo de vida;

Atividade física, aptidão física e saúde: conceitos e evidências epidemiológicas de associação.

Atividade física nos programas de promoção da saúde. Motivação para a prática de atividades físicas.

Indicadores da prática de exercício físico na população.

Exercício físico nos programas de promoção de saúde populacional.

Proposta de atividade física e saúde populacional.

Atividades formativas como aplicação de conhecimentos: elaboração de planejamento que contemplem atividade física e saúde como conteúdo das aulas de educação física escolar.

Aplicação de intervenções de cunho teórico prático, que contemplem a promoção da saúde.

Reflexão e análise de intervenção na perspectiva da ação formativa.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas- dialogadas e seminários.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada através de provas teóricas, atividades de grupo e seminários.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Mimiograf, 2006.

NIEMAN, D. C. Exercise testing and prescription – A health related approach. Mountain View. California: Mayfield Publishing Company, 1999.

VAISBERG, M. e MELLO, M.T. (COORD) Exercícios na Saúde e na Doença. São Paulo: Manole, 2010.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHENOWETH, D. H. Worksite health promotion. Champaign, III: Human kinetics, 2007.

GUISELINI, M. Aptidão Física, Saúde, e Bem-Estar. 2 ed. São Paulo: Phorte Editora, 2006.

PITANGA, J.G. Epidemiologia: da Atividade Física, do Exercício Físico e da Saúde. 3 ed. São Paulo: Phorte, 2010.

USDHHS, Promoting physical activity – A guide for community action. Champaign, Illinois: Human Kinetics, 1999.

WINNICK, G. Adapted physical education and sport. Champaign, Illinois: Human Kinects, 2000.