Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Oficina de Experiência Docente F

Código: 40-729

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência em voleibol sob orientação e supervisão docente. Prática pedagógica compreendendo atividades de observação, planejamentos didáticos, experiências de ensino e reflexão da ação pedagógica.

 

 

2 OBJETIVOS

  • Auxiliar no processo formativo do estudante e na sensibilização para as atividades didático-pedagógicas a partir da articulação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos específicos de voleibol;
  • Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos de voleibol a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino.
  • Vivenciar experiências de ensino em voleibol mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da docência estabelecendo a relação teórico pratica;

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Unidade 1 - Experiências de Ensino de voleibol:

1.1 Observação e reflexão de situações contextualizadas de ensino de voleibol;

1.2 Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos de voleibol;

1.3 Planejamento didático de conteúdos do voleibol;

1.4 Estudos individuais aplicados ao voleibol.

 

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através experiências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da docência, aulas expositivas-dialogadas, estudos individuais, pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas, seminários e outros.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades de prática de ensino, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, bem como na participação dos pontos de encontro de orientação e discussão pedagógicas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AEBLI, H. Prática de Ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. São Paulo: EPU, 1982.

DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2011.

DE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAÚJO, J. B. Voleibol Moderno: Sistema Defensivo. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1994.

BOJIKIAN, J. C. M. Ensinando voleibol. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2012.

HESPANHOL, J. E.; ARRUDA, M. de. Fisiologia do Voleibol. São Paulo: Phorte, 2008.

RIBEIRO, J. L. S. Conhecendo o Voleibol. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

SUVOROV, Y. P; GRISHIN, O. N. Voleibol: iniciação. 5. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas